FRAGMENTOS DE MITOLOGIA GRECO-ROMANA-PARTE IV

1--Dominando a acrópole, parte mais alta e nobre da cidade, o Partenon é o templo mais famoso da Grécia. Aparece na gravação de uma taça ática, TESEU, filho do rei de Atenas, jogando o bandido ESQUIRÃO ou CIRÃO da mesma rocha de onde precipitava as vítimas, para serem devoradas por uma tartaruga gigante, em Kaki Skála (nome atual, tradução ‘Escada maligna’), e também matando PROCUSTO, outro criminoso. Nesse tempo, a Ática era dividida em 12 cidades-estados, sempre em mútuas discórdias e lutas, finalmente unificada sob a liderança de TESEU, em 1259 a. C., culto centrado nos deuses ATENA e POSEIDON no importante templo. Muitas as façanhas de TESEU, matando o MINOTAURO (cabeça e cauda de touro, corpo de homem) e os assaltantes de estrada já citados. Seguindo o antigo caminho de Corinto ao Oeste de Atenas, cerca de 8 quilômetros de Mégara, vem a região em que o flanco leste do monte Messi (986m) prolonga-se na direção do golfo Sarônica e suas paredes se projetam abruptamente para o mar, o famoso precipício das Rochas Esquirônicas - de acordo com o mito, o bandido interceptava, do ponto mais estreito do caminho, os viajantes que iam de Atenas ao Peloponeso, assaltava e humilhava todo mundo, fazendo-os lavar seus pés e precipitava ao mar. TESEU só fez dar ao bandido fim semelhante.

2--POSEIDON, grego, NETUNO, romano - O deus e rei dos mares, descendente de SATURNO e REA, foi celebrado por muitos poetas antigos e modernos. Seu poderio incontestável das águas e dos mares era turbulento e brincalhão, sua vida entrecortada de incidentes. Segundo as lendas, logo ao nascer, teve que fugir (como?) da corte celeste, ocultar-se da fúria do pai e a mãe o confiou a pastores. Conspirou contra JÚPITER em companhia a APOLO, foi expulso do céu e exilado na corte de LAOMEDONTE, como mais um operário ajudando a construir as muralhas de Tróia. Primeiro grevista da história - reclamou dos salários não pagos e assolou o país, em represália, com um monstro marinho. Casado com a bela ANFITRITE, deusa do mar, filha de NEREU, consagrada particularmente ao mar Mediterrâneo, por onde passava com um carro em forma de concha, puxado por dois golfinhos e acompanhada por tritões e nereidas. Ele apresentava-se como um velho de barba hirsuta (de muitos pelos), coberto de ervas marinhas, tridente na mão; viajava pelos mares num também carro-concha, puxado por cavalos-marinhos, com grande séquito de tritões, pajens obrigatórios e filhos dele com a mulher, meio homens, meio peixes, monstros de barbatana, bocas enormes, mãos e pés escamados, dentes pontiagudos, que lhe anunciavam a chegada pelos sons de trombetas e búzios. Não muito venerado em Roma (povo de glórias terrestres e de desastres marítimos constantes), porém tinha um templo construído perto do circo Flamínio, no campo de Marte, e AGRIPA, famoso general romano, o venerava especialmente, após a vitória do Actium, famosa batalha naval em que Otávio venceu Augusto.

FONTES:

“Deuses antigos”, de Jocelyn Santos - Rio, livros do mundo inteiro, 1970 // “O roteiro dos deuses gregos”- SP, REVISTA GEOGRÁFICA UNIVERSAL, nov./94.

F I M