1 HOMEM SEM BARRIGA É UM HOMEM SEM HISTÓRIA (SERÁ?)

A afirmativa expressa no título acima, exceto quanto ao que se encontra entre parênteses, foi enviada via Watsapp, a um dos grupos ao qual pertenço.

Teria essa afirmativa, algum fundamento?

Reputo-a equivocada.

Para exemplificar, quero me permitir usar a mim próprio como referência para embasar a minha argumentação: a despeito das minhas seis décadas de existência, minha circunferência abdominal, o IMC – Índice de Massa Corpórea e o percentual de gordura, estão em níveis excelentes. Quanto à barriga, no linguajar atual, estou com “barriga negativa”.

O fato é que minha vida sempre foi pautada por muito movimento físico. Mesmo porque, na minha infância, as opções de lazer que se tinha, eram aquelas mais primitivas, ou seja: correr, pular, dar cambalhotas, jogar bola e tantas outras atividades de muita interação e ao ar livre.

Sou praticante amador de corrida de rua há mais de três décadas e meia, já tendo participado de competições em várias cidades do meu estado – MG e do estado do Rio e cada um desses eventos tem a sua história. Até mesmo durante os treinamentos, as histórias vão-se sendo armazenadas. A cada passo, a cada quadra percorrida, a cada quilômetro vencido, quanta paisagem, quanta emoção e quanta vivência experimentada. Até os quase acidentes, os eventuais xingamentos, de um e de outro lado, tudo são histórias.

Entre os meses de janeiro e julho de 2016, eu percorri mais de 3000 quilômetros em cima de uma bicicleta e cada giro do pedal, um novo cenário se descortina. O suor, o esforço nas subidas, a brisa, a velocidade desenvolvida nas descidas, o sussurro do vento, os sustos, a adrenalina, as pessoas, os animais, os veículos pelos quais passei e que por mim passaram e com os quais compus a paisagem, as cidades que visitei, os poucos troféus que conquistei, os que não conquistei, as pessoas com as quais interagi, tudo isso escreveu e continua a escrever a parte prazerosa da minha história.

Quantas partidas de futebol eu joguei e cada uma delas é única em histórias.

Vivi e vivo um mundo de emoções, de sensações e de interações. Bebo, como, brinco, chateio e me chateiam, agrado e desagrado, sou agradado e desagradado, rio, choro, conto e ouço causos, interajo, viajo, passeio, nado, vivo: isso é história!