Poesia para todos. Eis a questão!

Na escrita, palavras são lançadas aos olhos dos que lêem. E, de toda palavra dita como saber a que penetrou o ser de quem leu? A quem tocou, a quem irritou?

O poeta diz com as palavras coisas do fundo da alma, chega a expor seus sentimentos, sua vida. Ele fala do mundo com palavras vestidas de roupas especiais, enfeitadas, disfarçadas, lapidadas...

Tarefa árdua e deliciosa essa de lapidar palavras! Essa arte não atinge a todos, pode atingir a muitos, mas não a todos, ah! Isso não!

Simplório seria conseguir que toda e qualquer alma vivente se encantasse com a poesia.

Um amigo poeta com receio de expor seus textos relatou: “Acho que ninguém vai gostar”. Em retorno disse: “Alguém vai gostar, alguém vai ser tocado. Todos não, muitos sim.”

Não é possível a todos sentir, se envolver, se emocionar com a escrita do poeta.

Quando falo que é para muitos é porque o que escrevemos agrada alguns e desagrada a outros. Esses são os tocados. Esses muitos que se agradam ou não foram atingidos por ela.

Os que se agradam elogiam, se emocionam sentem grande prazer em ler. Os que não gostam criticam, colocam defeitos, se irritam. Se sentem assim porque de alguma forma algo os fizeram sentir-se mal, algo os incomodou. Esse incomodar é nada mais nada menos que ser tocado por ela.

Entre os que se agradam e se desagradam estão os indiferentes. Ah! Esses viveriam mil anos e jamais conseguiriam ter a sensação de serem envolvidos por um texto poético. Esses passarão pela vida e jamais entenderão ou saberão quão maravilhoso é embriagar-se com a leitura e desfrutar da deliciosa e maravilhosa sensação trazida por ela.

Então, poesia para todos não, mas sim para aqueles que têm algo de especial em si. Aqueles que, como meu amigo poeta, conseguem rechear a vida com poesia escrita ou não.

Silvia Pina
Enviado por Silvia Pina em 20/07/2007
Código do texto: T573159
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.