AS BOBAGENS QUE A GENTE DIZ

É verdade. Todos nós falamos um monte de bobagens, nem direi que são besteiras, pois me estarei ofendendo. Eu, quando fiz a estreia ao editar meu primeiro livro, confesso, fiquei nas nuvens. Atingi meu objetivo. Vá lá que as coisas que disse não estão lá muito entendíveis para muitos, e, talvez até tenha me expressado de maneira errônea. No livro fiz uma análise e conclusão pessoal a respeito do corpo mental, sob o meu ponto de entendimento. Contrariei muitos religiosos e principalmente os espíritas. O livro foi um fracasso de vendas, se bem que eu não quis ficar mais rico do que sou. Paguei a edição do meu próprio bolso. Sobraram alguns e os queimarei numa churrasqueira. Sou rico, permito-me ao desperdício. Não fiquei famoso. Editar é fácil, aliás, quando se tem dinheiro tudo fica aos nossos pés. Sempre optei pela clareza ao ditar minhas “bobagens” e não me penitencio. Tenho visto que nesse quesito a concorrência é muito grande! Na área da filosofia então, nem se fala. Às vezes a “Mãe Preta” e o “Jeca Tatu” ou qualquer peão de estância tem todas as verdades do mundo enquanto os doutos filósofos vaquejados em bancos escolares nem sequer emparelham a eles. E é isso que acontece. Aí então descobri que não são as bobagens que nos deixa famosos. Temos que ser famosos antes de dizer as besteiras. Esta é a receita para que as nossas asneiras sejam ecoadas aos quatro cantos. Dito isso, eu entendi que o socialismo toma importância porque é dito por alguém cheio de fama. Que o capitalismo sobe ao patamar das soluções definitivas quando é dito por um liberal podre de rico. E haverá quem sempre apoie os dois. Quem apoia a igualdade utópica do socialismo, ou é pobre de recursos ou é mal-intencionado. Quem apoia a liberdade de mercado é cheio de recursos, mas não ousa dividir nada com ninguém. Ficamos sempre no impasse. Vêm os esquerdistas e falam sempre na luta de classes! E é isso que os capitalistas cheios de dinheiro querem que nós façamos. O deles está intocável! Somos apenas a massa de manobra para um interesse bem maior.

A luta de classes serve apenas para não manter a arena ociosa.

Se as arenas romanas não tivessem lutas mortais ou leões devorando cristãos para a diversão do povo, a ociosidade daquela obra seria um desperdício do dinheiro público.

Enquanto nos digladiarmos nas arenas da vida, eles estão lá sentados em suas douradas poltronas nos incentivando ou condenando.

Mesmo assim, A PIOR DEMOCRACIA AINDA É MELHOR QUE A MELHOR DAS DITADURAS!

Ah! Esse negócio de ser rico é tudo bobagem minha!

Gandhi era mais rico do que eu...