19 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DO CICLISTA

19 de AGOSTO - DIA NACIONAL DO CICLISTA

Segundo consta na mídia escrita, o dia 19 de agosto foi instituído, pela Câmara Federal, como O Dia Nacional do Ciclista.

A data foi escolhida em homenagem ao ciclista Pedro Davison, atropelado e morto por um veículo cujo motorista dirigia embriagado.

O automóvel conduzido pelo incauto condutor, invadiu o local fechado para carros, vitimando fatalmente o universitário.

Quantas autoridades públicas sabem dessa data e quantas dá a importância devida, ou alguma importância a este persistente, aguerrido, adepto de hábitos saudáveis, mas, vulnerável e frágil utilizador das vias urbanas, tantas vezes mal compreendidos e hostilizados pelos condutores motorizados?

Muitos dos ocupantes das vias públicas entendem que estas se prestam apenas à circulação de veículos automotores, mais rápidos e potentes. Quanto engano! Fossem elas ocupadas apenas por bicicletas, jamais se teria o caos no trânsito, emissão de poluentes, ruídos, tanta animosidade e, de quebra, teríamos cidadãos mais saudáveis, física e mentalmente e mais socialmente equilibrados.

É fato que vivemos um novo tempo, no qual nos desesperamos por qualquer fração de tempo perdido no trânsito. A ponto de, muitas vezes, ficarmos ansiosos, com o olhar fixo nos semáforos, acionando a buzina para alertar ao(s) motorista(s) à nossa frente, sobre a proximidade de abertura do sinal. Mas isso não retira o direito de, também os outros meios de locomoção, como a bicicleta, transitarem pelas mesmas vias de trânsito compartilhado.

Infelizmente não passou pela cabeça dos governantes, reservar espaço exclusivo para trânsito de bicicletas nas vias públicas e, não o tendo feito, impõem, em consequência, a necessidade do compartilhamento forçado.

O fato é que, gostando ou não, aqueles que se julgam “donos das ruas”, os ciclistas, tenazes em suas convicções, continuarão a compartilhar, respeitosamente as vias disponíveis para os seus deslocamentos.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 19/08/2016
Código do texto: T5733379
Classificação de conteúdo: seguro