Dos que tentam explicar a vida

Tenho que ser realista. As vidas humanas “navegam” num mundo muito estranho ultimamente. Como conseguir a paz nesse mundo de hoje em que as pessoas freneticamente apenas tentam sobreviver numa jornada caótica, fria, desumana? Os fatos, as estatísticas da violência estão todos os dias aparecendo nos jornais para que constatemos esse contexto. Com certeza ela, a paz, não está nas imagens das televisões, ou nas vitrines dos shoppings centers, que nos mostram toda uma gama de ilusões de consumo. Em qual esconderijo ela então se encontra? Uma coisa parece certa: a estrada é desviada, quando cada vez mais se lê nos jornais, nas revistas, os comentários pessimistas, sejam de quaisquer profissionais de qualquer área do conhecimento.

Talvez ela, a paz, esteja na alma dos poetas, filósofos, ou cristãos. Dos que procuram, com muita propriedade, captar, através de seus sentidos, os sinais do bem, dos caminhos coerentes e iluminados.

Primeiramente, a alma dos poetas está marcada por uma sensibilidade sem igual. Não nos dão certeza de nada, mas transmitem suas ideias com o coração, com a pureza dos sentimentos mais nobres: amor, amizade, esperança, fé, desilusões etc. Não se amparam nos saberes científicos, nos saberes específicos das idéias lógicas, matemáticas, enfim, na profundidade dos conhecimentos. Por outro lado, jogam com as palavras como se elas fossem peças de um quebra-cabeça, procurando explicar a vida através da metáfora, do ritmo, da rima, das repetições ou da música.

Dedico uma parte deste texto também aos filósofos. Como são bem intencionados e persistentes na busca de tentar explicar o mundo, as realidades, enfim, a essência da vida. Nos diversos contextos, estas pessoas parecem carregar dentro de si uma imensa vontade de pensar, de observar, de desmistificar os conteúdos científicos, teológicos, de todas as frases, textos, de todas as ideologias. Mergulham no segredo de todas as coisas; na efemeridade da vida, ou no prolongamento desta.

E o que falar dos cristãos... Naquele que é o recurso para tantas pessoas, a fim de obter a segurança para todos os dias, todas as circunstâncias. O fato é que acerca de 2000 anos um Ser maravilhoso esteve na terra para salvar a humanidade, para dar a chance aos que Nele Crêem de gozar do benefício das bem-aventuranças e, por que não dizer da vida eterna, da vida maior, a prometida através das palavras do mais sábio dos mestres, do filho de Deus. Ser cristão e acreditar... Acreditar que a vida não vai terminar, mas apenas começar num outro canto qualquer do espaço, do céu, do paraíso. Ser cristão é reconhecer que não só nossas ideias devem prevalecer... Com certeza, sem a parceria de Deus, ou de seu filho, jamais iremos conseguir cultivar a totalidade dos bons sentimentos que possuímos, ou que na latência possuímos.

Marcelo Canto
Enviado por Marcelo Canto em 23/08/2016
Código do texto: T5737643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.