MENTE E DOENÇA

Vamos falar sinceramente a respeito desse assunto. Será mesmo que a mente pode dirimir alguma doença? É possível. Entretanto, muito cuidado com essa relação. As posturas mentais cabem, é certo, para que deixemos a doença longe ou em muitos casos forneça uma armadura protetora. Mas, não sabemos tudo e também não sabemos quando a doença irá manifestar-se. Seria tudo tão simples. Orar é uma ferramenta e postura mental também, mas não são essas todas as ferramentas disponíveis. Rezamos para que nossos filhos tornem-se médicos e quando ficamos doentes, a eles não recorremos, pois achamos que a doença é uma ilusão. Onde está a coerência? Acreditamos na medicina, mas negligenciamos a doença! É a mesma coisa quando estamos nos afogando, clamamos por Deus e dispensamos o bombeiro salva-vidas. Morreremos e chegaremos ao céu com cara de idiota! Perdi amigos que não aceitaram transfusão de sangue e outros com a Bíblia na mão. Custava ceder aos avanços da medicina? Negar a doença antes de ela instalar-se é uma coisa, outra, é negar quando ela existe de fato e nos destrói. Isto é uma insensatez sem tamanho! Orar é bom, todavia, Deus nos deu a medicina para nos ajudar. Quando a coisa está feia, apegar-se aos santos é bom, recorrer aos médicos é melhor ainda. Se assim não fosse, os pastores, padres, médiuns, curandeiros não precisariam de clínicas ou hospitais. Dito isso, quando o “preto velho” disser para você consultar o “médico da Terra”, corra, ele está certo!

(A expectativa de vida em 1960 era de 48 anos, hoje é de 74 anos. O saneamento básico melhorou e a medicina avançou.).

DE TODAS AS DOENÇAS, A PIOR É O FANATISMO: ELE INEBRIA A RAZÃO E ENGESSA O CÉREBRO!