Vermelho é assim: fogo, paixão e morte!

Não basta ser Ferrari, tem que ser vermelha e caso encerrado. Não basta ser maçã, tem que ser vermelha e caso encerrado. Não basta ser rosa, tem que ser vermelha e caso encerrado. Não basta ser tomate, tem que ser vermelho e caso encerrado. Não basta ser batom, tem que ser vermelho e caso encerrado. Não basta ser lingerie, tem que ser vermelha e caso encerrado. Não basta ser pimenta, tem que ser vermelha e caso encerrado. Não basta ser sangue, tem que ser vermelho e caso encerrado. Não basta ser tapete, tem que ser vermelho e caso encerrado.

A bem da verdade e da justiça, a cor vermelha pelos inúmeros e bons serviços prestados à sétima arte mereceria uma estrela na calçada da fama. Eu não sei se esta estrela seria vermelha, em plena terra do Tio Sam. De qualquer forma, pela incrível performance, mereceria ser lembrada, celebrada, pois esta cor nunca deixou os cinéfilos na mão. Os protagonistas dos filmes de ação e terror seriam meros figurantes, sem essa "cor de temperamento forte". Vermelho é assim: emoção à flor da pele!

Quem foi que teve a infeliz idéia de dizer, um dia, que o vermelho é uma cor primária, está muito longe da verdade. Vermelho é muio mais que isto... A cor preferida dos deuses profanos, dos revolucionários e do conde Drácula não gosta de ser coadjuvante. Não é a cor da paz, mas sim da espada. A índole dela precisa ser selvagem! Em todo o seu espectro de cores é indomável. O toureiro, traiçoeiramente, esconde sob a capa vermelha as bandarilhas que perfuram o couro do desditoso animal. Vermelho é assim: fogo, paixão e morte!

Se você vestir azul, a sua sorte pode até mudar. Mas se você vestir vermelho, uma coisa é certa: o mundo inteiro ficará aos seus pés! Moisés diante do mar vermelho deve ter pensado: a "cor da morte" veio bem a calhar! Da procura e da ruptura dos grandes sonhos da humanidade há sempre uma cor vermelha por detrás. E quando o sol crescer, daqui a 5 bilhões de anos, e o majestoso planeta azul sucumbir, adivinhe qual vai ser a cor da próxima morada do homem? Vermelho é assim: enigmaticamente enigmático!

E antes de conferir o que vai rolar no tapete vermelho do Oscar, deixo aqui um desabafo: vermelho não combina com herói que usa cueca cintilante por cima da calça. Vermelho não é para super-homem e nem para homem de barba branca que desce pela chaminé. Vermelho é muito mais que isto... Vermelho é a cor dos mártires, dos loucos, dos piratas, dos poetas, dos ciganos e, acima de tudo, dos homens de carne e osso que querem alçar voo, rumo à liberdade. Vermelho é assim: o caos em pessoa!