O doutor me disse

“Tome cuidado com as suas atitudes”, ele me ameaçou. Que atitudes? Ter lhe pedido algumas explicações: “Licença doutor, bom dia, o senhor está chamando em ordem de chegada ou...?” “Não... os mais idosos primeiro”, “Tudo bem, obrigado” ... Passados alguns minutos: “Com licença de novo doutor, é que meu pai também é idoso, e nós fomos os primeiros a chegar, estamos aqui desde ás 7 horas da manhã, já são quase 9 e duas pessoas, que chegaram bem depois de nós, foram atendidas na nossa frente” “Não posso fazer nada, não sou eu que organizo essas pastas, já me entregaram elas nessa ordem. Qual é o nome do seu pai” “Sebastião Torres Gouveia” Ele procurou no amontoado de pastas: “Seu pai é o próximo” “Ok, obrigado”.

Saí da sala de consulta e aguardei mais alguns minutos até que ele nos chamou: “Você tome muito cuidado com suas atitudes. Você não sabe com quem está falando, eu posso...” “Mas doutor, é que...” “Eu cuido muito bem dos meus pacientes viu”. “Mas eu não acusei o senhor de maus-tratos, eu só...” “Não foi o que me pareceu” “Eu não sei o que lhe pareceu doutor, mas de qualquer forma, se cheguei a lhe ofender, me desculpe então”.

Supomos que talvez os dois senhores que passaram na frente do meu pai tivessem realmente chegado antes das 7, antes de nós, e estavam aguardando nalgum outro lugar a chegada do doutor (Por volta das 7:00 até mais ou menos ás 7:30, em frente ao consultório, só havia eu e meu pai aguardando nas cadeiras). Suponhamos também que a prioridade, e eu concordo com isso, fosse para os bem mais idosos ou os que tivessem em situações mais graves. Por que não somos avisados antes? Porque marcam a consulta para ás 7, se já eram previstas tais prioridades? Porque tal horário, se o médico sempre atrasa? Imprevistos, emergências ou descaso? A culpa é do sistema, do SUS, do governo, do Geraldo Alckmin...? Vá lá que seja tudo isso mesmo e ainda mais um monte de outros motivos, entretanto, todas essas possibilidades justificam a arrogância do médico, o abuso de autoridade, “a carteirada” que ele me deu? Onde é que fica a ética nessa história toda? “Se eu não tomasse cuidado com as minhas atitudes” ele ferraria com meu pai, é isso?

Que Hipócrates abençoe o senhor e a sua família doutor.

Tiago Torress
Enviado por Tiago Torress em 24/08/2016
Código do texto: T5738744
Classificação de conteúdo: seguro