Isso aqui é um pouquinho de Brasil Ai Ai! Ser político ou ser humano? Eis a questão (crônicas da vida real)

Definitivamente a política desumaniza as pessoas. Deixe-me falar sobre (ser)humano.

Do ponto de vista biológico, define-se como ser humano o animal (homem) que pertence à família do homo sapiens. Para não me alongar muito nesta parte, o humano é resultado de uma evolução dos primatas conhecidos como hominídeos. Sem sombra de duvidas os criacionistas irão querer me crucificar por concordar com a teoria evolucionista, mas tudo bem! Eles fizeram isso com Jesus Cristo, logo podem fazer comigo também.

O fato é que, nesse processo evolutivo, o ser humano, dotado de capacidade de raciocinar logicamente, inventou um amontoado de coisas, necessidades e sentimentos. Agrupamos-nos, saímos das cavernas, concebemos a ideia de sociedade e conseqüentemente Estado. Finalmente parimos a política. Não sei se parir é o termo certo. Talvez, defecamos a política, seja mais adequado.

Durante o período paleolítico o ser humano evoluiu lentamente. O modo de vida dependia do meio ambiente natural, basicamente caça e coleta, instrumentos rudimentares e nenhum inculcamento.

Avançamos, evoluímos, inventamos sentimentos, valores, religião... Organização social e política. Tornamos-nos “CIVILIZADOS”. Maldita civilização!! Dentro desse processo civilizatório inventamos dois substantivos que lascou com tudo: NECESSIDADE e VONTADE. Se tivéssemos ficado só com as necessidades naturais para nossa sobrevivência tudo bem, o problema é que fomos especializando as nossas necessidades até se confundir com vontade e esta se sobrepor àquela.

Onde entra a política nessa história toda? Pois bem, literalmente falando, política é a arte ou a ciência de governar. Diante das nossas invenções e a necessidade de nos relacionar-mos, foi necessário inventar também à política. Só que como tudo a política também evoluiu e na minha humilde opinião sua definição deveria ser modificada para acompanhar o processo evolutivo. Mas adequado, penso eu, seria: Arte de manipular para dominar, traição, corrupção, administração de vidas, almas, hipocrisia, vontade acima de qualquer necessidade do Estado ou Nação.

Retomando o período paleolítico, nosso modo de vida dependia do meio lembram-se das aulas de pré-história? Pois bem, hoje também. Nosso modo de vida depende do meio ambiente, só que o meio ambiente atual está completamente corrompido e a única coisa que nos difere dos nossos antepassados cavernosos é o fato de que, eram muito mais sinceros e menos cruéis.

Matavam para suprir necessidades básicas. Nós matamos para saciar nossa vontade que ressuscita cada vez mais voraz. Não havia regras religiosas, éticas e morais que os inculcassem. Nós inventamos regras altíssimas somente para quebrá-las todas, escondidinhos, sordidamente, hipocritamente, sorrateiramente. Nós fracassamos como espécie. Essa dura realidade aparece de forma palpável quando nos envolvemos na política partidária, eletiva.

A visão romântica de H U M A N I Z A Ç Ã O vai desaparecendo e percebemos que, enquanto sociedade, não passamos de lobos vorazes loucos para arrancar a pele uns dos outros. Daí o grande dilema: ser político ou ser um ser humano HUMANIZADO? Talvez devêssemos voltar às cavernas.

Susana M. Sobreira

25/08/2016

Maria Sobreira
Enviado por Maria Sobreira em 26/08/2016
Reeditado em 22/04/2019
Código do texto: T5740194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.