OS JOGOS OLÍMPICOS - 2016

OS JOGOS OLÍMPICOS - 2016

“O esporte tem a força de mudar o mundo”. ( Nelson Mandela)

“A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, autoestima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte. ” ( Gustavo Borges).

Muita alegria, muita emoção, muito sucesso! E agora, o que fica na mente dos nossos jovens que viram tanta beleza, tanta empolgação, tantos outros jovens participando de um evento com repercussão mundial?

Deve ficar a pergunta: Como esses jovens conseguiram chegar até aí? Será que posso ser um deles?

Claro que todos têm o direito de tentar a ser um deles!

É uma questão simples e impressionante como o esporte sensibiliza as pessoas. Rico nas suas relações ativas e dinâmicas e que pode contribuir de forma decisiva nas manifestações lúdicas e criativas de uma sociedade.

Pode e deve ser praticado em qualquer idade. Em casa, na escola, em academias, em terrenos de chão batido, em gramados, em quadras poliesportivas de forma amadora ou profissional.

É uma questão complexa, entretanto. São muitas barreiras que crianças, jovens e adultos enfrentam para por em prática o mais simples esporte escolhido. Esporte que é relevante na educação e na saúde do individuo.

Ultrapassa o limite do apoio familiar. No entanto os nossos governantes não conseguem e nem querem entender a importância do esporte para as nossas comunidades.

O esporte está cada vez mais ocupando espaço na vida das pessoas em qualquer lugar do mundo onde é praticado.

O esporte é importante na descoberta dos valores sociais e as faz as pessoas perceberem que não só os mais fortes e mais hábeis podem competir. É uma atividade física que fará benefícios ao corpo e a mente.

E para isso, precisamos de escolas com uma quadra esportiva, professores de educação física preparados e motivados para dar o “ponta pé”. Precisamos de quadras poliesportivas nas comunidades, nos parques, nas praias, etc.

Temos conhecimento da existência de vários projetos sociais espalhados pelo Brasil, muitos deles patrocinados por instituições governamentais, empresas privadas, ONGs, com a finalidade de atingir crianças e jovens da camada mais pobre da população e, muitas delas em situação de risco social.

É um passo importante, mas ainda é muito pouco. O esporte é uma das ferramentas mais importantes para afastar os jovens das más companhias, do álcool, das drogas e da violência, mas infelizmente os governos não dão a devida atenção.

Vamos lá Brasil! Vamos mudar a nossa cara! Vamos investir no esporte e, consequentemente, teremos uma sociedade educada, saudável. Teremos um cidadão completo!

Em 27 de agosto de 2016

GSpínola

GSpinola
Enviado por GSpinola em 30/08/2016
Código do texto: T5744584
Classificação de conteúdo: seguro