Crise dos 40... eu?
 
Resignada, olho no espelho e percebo que não sou mais a menina de antes... É, realmente... Meu cabelo mudou, meu corpo mudou, minha voz mudou, meu semblante mudou, as circunstâncias de minha vida mudaram... Mas e eu? Mudei? Por que será, meu espelho, que não consigo me ver diferente daquela garota sonhadora de tempos atrás? Sei que, a cada dia que passa,  o tempo começa a mostrar a meu corpo, com seus sinais, a que veio... E pensa que eu me importo? Claro que me importo. Toda mulher se importa... Mas, por um acaso, o fato de eu me importar ou não, evitará que apareçam as rugas, a flacidez, os pés de galinha? Claro que não... O tempo vai passar de qualquer jeito e  não me poupará de suas marcas. Elas farão parte de mim, de minha vida, de minha história... Eu, é que tenho que saber lidar com elas... Tudo bem, posso até envelhecer, mas ficar velha, ah... isso eu me recuso! Não, não me submeterei a tratamentos caros de beleza, nem farei plástica... Não tenho dinheiro para isso e, ainda que tivesse, morro de medo do bisturi, anestesias, enfim... Mas, será que uma plástica, de fato, seria capaz de mudar quem eu sou de verdade?

Dizem que toda mulher, quando está chegando aos 40 anos, entra em crise... Acho que não é bem crise, é apenas uma época de reflexões, devido as tantas mudanças... Quando eu era criança, achava que quem tinha 40 anos era muito velho... Hoje, meus conceitos mudaram bastante, é claro. Não só os meus, como de toda uma sociedade... Já ouvi dizer que a vida começa aos 40, aos 50, aos 60, aos 70... Tudo depende de como a encaramos... Na verdade, ela começa quando quisermos. Mas, afinal, agora que estou chegando aos 40 anos, será que penso assim mesmo ou será que, vou entrar nessa paranóia de que estou mesmo envelhecendo?

Mas, olhando minha imagem no espelho, chego à conclusão de que, ainda que o tempo passe, nunca vou envelhecer...  E olha que não estou sendo pretensiosa... Mesmo que algumas pessoas insistam em me dar menos idade do que realmente tenho, convenhamos que, minha aparência, mesmo que eu tenha condições de fazer mil tratamentos estéticos, de cuidar bem da saúde, da mente,  comer da forma que se deve e até recorrer às tais plásticas, ainda assim, vai mudar... Não tem jeito, as mudanças podem até serem retardadas pelos cuidados que se tem, mas uma hora aparecem... É a lei da vida e não temos como escapar delas... Mas, sabe que nem tudo muda? 

Folheando fotos minhas antigas, fotos de quando eu era bebê, criança, de quando era uma adolescente quase rebelde e até de quando me tornei mãe, é inevitável que um flash de recordações não invadam meus pensamentos e uma certa nostalgia tome conta de mim...
Nossa, já mudei tanto... A cor e o jeito do cabelo, a forma de vestir, de me maquiar, de escrever, de falar... Mas, o que em mim, nesses quase 40 anos, não mudou? O que poderia ser tão imutável, ao ponto de ultrapassar as barreiras do tempo e das circunstâncias e em mim, continuar sendo da mesma forma que antes? Claro... Só pode ser o meu olhar... Esse nunca mudou. Esse olhar de menina curiosa, ora sedutora, ora dengosa... O tempo passou, mas meu olhar continua o mesmo... E não dizem que os olhos são as janelas da alma? E que refletem nossa essência e o que sentimos? Pois é isso mesmo... Quem olhar para mim e conseguir enxergar a mulher feita de hoje, estará olhando para a menina de ontem. Minha essência permanece e sempre permanerá a mesma de outrora...

E é exatamente isso o que me dá a certeza de que, ainda que eu envelheça, nunca ficarei velha... Minh'alma se recusa a envelhecer... Ela é sedenta... Tem fome pelo aprender, ânsia pelo saber, pelo sentir, pelo viver... Gosta de sonhar, de ser livre, de criar coisas novas, de pensar sozinha, de ser quem é e de amar quem quiser. Minh'alma é apaixonada pela vida e pelo amor... Entao, que venham os 40, 50, 60, 70, 80... E que tragam tudo o que tiverem de trazer. Meu corpo, esse fatalmente se renderá aos sinais do tempo, mas minh'alma.... Ah, essa, da forma que é, para todo sempre rejuvenescerá...
Aliesh Santos
Enviado por Aliesh Santos em 11/09/2016
Reeditado em 11/09/2016
Código do texto: T5757498
Classificação de conteúdo: seguro