UM POUCO DE REFLEXÃO SOBRE AS PARAOLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO

Dentro da tradição mitológica , os jogos de Olímpia foram criados por Hércules, filho de Zeus.

Sabemos que na Grécia Antiga mais especificamente em Atenas, se valorizava o intelecto e o físico.

Assim é que os jogos olímpicos desta época e até os dias atuais calcou no corpo atlético, perfeito para desenvolver a resistência física , a beleza estética, também pela conclamação dos povos envolvidos, tanto é que na Antiga Grécia proibia-se os embates durante as olimpíadas

Ja´"esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX como atividades esportiva para jovens com deficiência auditiva. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como natação e atletismo para deficiente físico , o esporte adaptado só começou a ser utilizado após a Segunda Guerra Mundial, para reabilitação e inserção dos soldados que voltavam mutilados"

No entanto, "Os jogos olímpicos especiais para atletas com deficiência foram organizados pela primeira vez em Roma em 1960. Imediatamente após os jogos olímpicos"

Duas olimpíadas bem distintas. A primeira com toda pompa, com toda ,tradição. A segunda com uma história bem recente, surgida com mais com o intuito de tirar os deficientes da obscuridade, do desamparo do ostracismo , do alheamento, da periferia.

Os jogos paraolímpicos não tem o apelo midiático como os jogos das olimpíadas, pois a mídia não se interessa por pessoas deficientes que não mostram uma beleza admirável e invejável para todos.

Na nossa paraolimpíada no Rio de Janeiro ficou bem claro o grau de preconceito. Nos jogos dos ditos normais, interrompia-se a programação para mostrar o final de uma determinada competição, enquanto que nos jogos paraolímpicos a grande mídia se restringe a fornecer o quadro de medalhas, (medalhas essas que estiveram e estão bem a frente dos "normais" , porém , desdenhada pelas grandes redes, que têm como lema , um discurso pronto, falar do grau de superação que determinado deficiente. Este é o enfoque principal.

Para não dizer que os jogos paraolímpicos foram totalmente ignorados, a um rede estatal e um canal fechado ficou com a missão de passar na sua íntegra os jogos.

Herdamos da Antiga Grécia, e continuamos uma sociedade narcisista e nos aproximando para o nazista , embora hipócrita e cinicamente não admitida.

(Fonte: google

inclemente
Enviado por inclemente em 11/09/2016
Código do texto: T5757597
Classificação de conteúdo: seguro