PORQUÊ ESTUDEI PSICOLOGIA SE NÃO EXERÇO A PROFISSÃO...DESABAFO AO MEU QUERIDO DIÁRIO...
          Muitas pessoas ficam me perguntando isso. Parentes e amigos principalmente. A resposta é muito simples. Comecei a estudar quando fazia tratamento de controle de câncer em 2003. A depressão era enorme, um vazio muito grande, uma tristeza sem fim e o medo da morte me assombravam. Idas e vindas no Hospital de São Paulo AC Camargo. Meus médicos e psiquiatras me incentivam fazer alguma coisa para ocupar o tempo e mudar a energia para ajudar na cura do câncer. Comecei a pintar telas, mas sempre tive vontade de estudar psicologia para ver se entendia melhor os mecanismos da mente e quem sabe da alma.
               Encontrei muitas respostas na psicologia Analítica de C Jung até mesmo na Psicologia Existencialista. Uma das linhas da psicologia até diz que a depressão e doença é aprendida, pois temos reforços e recompensas. Não concordo, já que ninguém deseja ter câncer, a doença mais apavorante que existe. Ninguém deseja ter diabetes e tomar insulina duas vezes por dia, ninguém deseja ter depressão pois limita muito a vida, não há liberdade por causa dos medicamentos que detona a pessoa fisicamente, ninguém deseja ter bronquite, e tantos ites, que causam falta de ar e outros transtornos. Ninguém gostaria de ter fibromialgia e neuropatia diabética. Trabalhei num ambiente muito insalubre e pelo que sei todas as pessoas que saem desta seção da empresa sai com inúmeros problemas de saúde, alguns tão graves que mais vegeta m  do que vive.
          Mas a psicologia me ensinou muita coisa, como buscar no âmago do ser alguma coisa de que se gosta muito, e encontrei na poesia uma aliada que traz alegria nas horas tristes. A poesia é uma companheira eterna, em todas as horas. Ela brota da alegria, da tristeza, na hora da fraqueza, e na hora que estamos fortes e altaneiros. A poesia sabe das coisas, a alma manda e a gente responde aos apelos e comandos. A poesia faz os dias terem mais valor, e a vida ter mais cor. Faço da poesia o meu escudo, o meu diário, e a psicologia que tanto amo, me dá respaldo para escrever um pouco melhor...compreender os lamentos da alma. E na fé vou focando cada dia, superando e enfrentando minhas dores e tristezas, aquele vazio que todos tem, que talvez vieram de outras galáxias, de outras vidas, quem sabe...
               Assim são meus dias, de reflexão, de amor, buscando a paz para minha alma, somando poesia, que fala por mim, a quem dedico minha vida...Um dia de alegria, outro de tristeza nesta bipolaridade sem fim...ASSIM ESCREVO MINHA VIDA DE CADA DIA NA PÁGINA DO DIÁRIO... São tantas as lembranças ainda vivas, que a poesia e a crônica revive...tanta coisa perdida, mas que ficam encravadas na alma. TANTOS PORQUÊS...
     

Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) sob o título           "Página do Meu Diário", olink:http://encantodasletras.50webs.com/paginadomeudiario.htm
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 12/09/2016
Reeditado em 12/09/2016
Código do texto: T5758272
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.