O exemplo dos atletas paralímpicos

Estão acabando as Paraolimpíadas e podemos pensar no exemplo desses atletas, que sempre conseguem muito mais medalhas para nós do que os atletas olímpicos. Todos eles são verdadeiros exemplos de superação, sejam portadores de cegueira, surdez, cadeirantes, paralisia cerebral, amputados ou vítimas de doenças degenerativas e as histórias de muitos nos emocionam até às lágrimas. Além das barreiras impostas por suas limitações, eles têm de enfrentar o preconceito, que faz com que muitos os vejam como incapazes, anormais e merecedores apenas de piedade, excluindo-os como aberrações.

Deveríamos nos espelhar no exemplo desses atletas para combater o preconceito contra os portadores de deficiências físicas na escola e na sociedade, mostrando às crianças e jovens que eles não são incapazes, porque, na verdade, não existe ninguém incapaz. Todos podem ir longe se se esforçarem e forem estimulados, porque todos têm potencial. E podemos salientar que os atletas com necessidades especiais conseguem mais medalhas e são mais determinados porque eles não querem a piedade de ninguém. Querem mostrar que são tão capazes quanto qualquer pessoa sem necessidades. Precisam apenas de oportunidade e respeito.

Devemos respeitar todas as pessoas, sejam elas ou não portadoras de necessidades especiais. Nenhuma pessoa é menos ou mais capaz. Qualquer pessoa precisa apenas encontrar o seu lugar e receber o estímulo necessário, além de se esforçar para se sobressair.