NOVELA VELHO CHICO...QUANDO A REALIDADE EMITA A ARTE
 
          A novela O Velho Chico, é uma das mais belas novelas da atualidade.
               Seu enredo fala do cuidado com a terra, no manejo, e plantação orgânica, na defesa do Rio São Francisco, na conservação das nascentes que resultam num rio tão belo no estado de Sergipe.
               A novela gira em torno da vida e um Coronel o Afrânio (Antônio Fagundes)  e sua mãe, a Dona Encarnação,  no domínio da cidade com tirania... E do outro lado, Santo dos Anjos e sua família em conflitos com o coronel por causa das terras que o coronel sempre cobiçou comprar por ser uma fazenda muito produtiva de terras boas. Dona Encarnação manda matar o dono da fazenda o capitão, que era muito estimado pelo povo, pela justeza de caráter. Santo dos Anjos e  sua família herdam a fazenda, transformando-a ainda mais em produção de uva e outras frutas. Santo dos Anjos, forma uma cooperativa para comprar a produção dos proprietários vizinhos, entrando assim em maior e grande conflito com o coronel, sem contar que se apaixona e tem um filho com Tereza a filha do coronel.
                O Coronel consegue afastar a filha por trinta anos de Santos, mas o amor deles embora casados com outros, , nunca conseguiram esquecer a paixão, que reacende com maior intensidade ainda, depois que Santo sabe que tem um filho. Tereza casada com um deputado corrupto, tenta matar Santo, atira nele. Mas seu cavalo o leva para o rio São Francisco que passa nas fazendas, aonde é salvado entre a vida e a morte por índios.
               A novela gira em torno da luta por justiça, pela cidade. Santo tem um irmão vereador e Tereza um irmão Martin que faz amizade com o vereador e tentam ambos descobrir os crimes que há por trás da família do coronel. Martim renega o pai, pois deseja a honestidade e odeia o deputado que tem intenção de ser único herdeiro e novo coronel...
          O filho de Tereza veio da França, aonde estudou engenharia agrônomo e volta para tentar aplicar seus conhecimentos na fazenda do avô. Este o coronel, só pensa em explorar a terra, acabando com rios, desmatando...
          Então o neto Miguel se junta com o pai Santo dos Anjos, para transformar a sua fazenda com o plantio orgânico sem adubos e agrotóxicos, visando a recuperar e cuidar da terra com diversos plantios aproveitando toda matéria, estação do ano e conservação como os próprios meios da terra. Trabalham para a felcidade da família, de todos, doam a honestidade e amor...
          É novela mas uma grande lição. Eles conseguem muitos adeptos, pequenos produtores que também fariam o mesmo tipo de plantio e cuidado, ainda fornecendo para a cooperativa que pagava um preço mais justo, com produtos mais puros.
          Nesta intensa rivalidade, ainda entra o deputado que não se conforma em perder Tereza. Aliás, este deputado é produção do Coronel Afrânio, já que ele se casou com a filha do coronel, quando era bem jovem e Tereza estava grávida de Santo. O coronel se servia da política para se enriquecer ainda mais.
          A novela está no final, e faltando duas semanas para terminar, depois das gravações de ontem dia 15 de setembro, Camila Pitanga (Tereza) e Domingos Mantagner (Santo dos Anjos) foram dar um mergulho no Rio São Francisco, despedindo-se da bela paisagem e local, no qual gravaram a maioria das cenas de Velho Chico. Almoçaram e foram dar um mergulho. Mas foi para Domingos um mergulho sem volta. O local aonde ele pulou tinha uns 30 metros de profundidade, com muita correnteza. Ele ainda subiu a superfície, mas a correnteza o puxou para junto das rochas.
               Penso comigo que ele deve ter passado mal dentro d’água, talvez até mesmo porque foi nadar com o estomago muito cheio.
          Minutos antes ele tinha gravado uma despedida alegre com Camila Pitanga e o ator que fazia seu filho Miguel, e nem poderia imaginar que seria uma despedida deste mundo também.
          Hoje o Brasil está triste com esta perda, um ator completo, dono de circo aonde fazia o palhaço, homem simples, pai de três filhos ainda menores.
               Volta para sua casa morto...
               Desta vez não havia índios de verdade para salvá-lo da morte. E a lembrança de seu sorriso, deste belo personagem, desta novela tão linda ficará para sempre em nossas memórias.
               Será estes últimos dias muitos tristes, para o lenco da novela, gravando sem ele, que era sempre muito querido pela equipe e por todos. Uma figura de homem marcante, por ser sempre um homem simples, bom e respeitado no circo, na TV, no teatro...



 

 belas lembranças desta novela Velho Chico, Cordel Encantado e outros trabalhos...
Vai com Deus, você hoje é mais um estrela em outra dimensão fazendo o seu papel...
Como Santo dos Anjos, era um pai amoroso, um adminstrador bom e amoroso, amante da terra, das coisas simples...
NOVELA SERTANEJA NAS CENAS
SERTANEJA NO EXPRESSAR
SERTANEJA NO CENÁRIO BUCÓLICO DA FAZENDA E ROÇAS
CORES E CENÁRIO SEM MODISMO, RETRATANDO A VIDA COMO ELA É,FOGÃO DE LENHA, MATOS, PLANTAÇÕES
CASAS E MODA TÍPICA E CAIPIRAS...
PARABÉNS BENEDITO RUI BARBOSA E DIRETORES
QUE SABEM COMO NIGUÉM FAZER A NOVELA IMITAR A REALIDADE, COMO UM FILME VERDADEIRO...
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 16/09/2016
Reeditado em 17/09/2016
Código do texto: T5763036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.