____________  UM COPO D´ÁGUA


Ah, que poder tem um copo d’água! Metade dos problemas da vida se resolve assim, com um bom copo d’água. Se alguém vai pela rua e é surpreendido pelo ataque inesperado de um cão feroz a exibir seu belo par de presas, logo, logo tem gente gritando: "Coitado! Traz um copo d’água pra ele!".  — E com a mão tremendo, a ponto de quase não poder segurar o copo, em pouco tempo o assustado vai melhorando.

Um copo d’água é também ótimo remédio para prevenir maiores desastres: toda vez que uma má notícia tiver que ser dada  é aconselhável que se leve junto um bom copo d’água. Caso haja algum contratempo, eis o copo!  Assim que beber uns golinhos, o noticiado certamente vai se sentir  bem mais reconfortado.

Quem já foi ao médico por causa de alguma, sinusite, rinite, otite, estomatite, amigdalite, gripe, desidratação, dengue, dor de cabeça ou qualquer virose, já escutou a ordem: "Um copo d´água sempre por perto! A recuperação é bem mais rápida!". E é mesmo. Se for tosse noturna então, santo alívio! E se for crise de soluço daquelas bem irritantes, que solução!

Quem usa muito a voz, esteja atento. Professores, por exemplo,  devem sempre manter à mesa da sala de aula um milagroso copo d’água. É o que  vai  protegê-los contra calos, fendas e outros problemas vocais,  evitando assim aquela incômoda situação de ajustamento funcional por tempo indeterminado.

O copo d’água é tão determinante que define até o abandono de certas almas. "Morreu sozinho... Não teve quem lhe desse um copo d’água.". E  se a morte é de repente: “Coitado! Nem teve tempo de pedir um copo d’água”.

Se um mendigo bate à porta, vai logo indagando: “A sóra, por acaso, tem aí um copo d’água pra me arrumar?”. Na falta de um cafezinho pra quem chega sem avisar, ninguém se aperta: “Você aceita alguma coisa, um copo d’água?”. É de praxe também o copo d’água à cabeceira, alívio para a boca seca, ou aditivo para se engolir o comprimido de todo dia.

Fora isso — tudo isso — o que pode ser mais delicioso que um copo d’água quando se tem sede? Nada. Absolutamente nada. Não há champagne ou vinho fino, por exemplo, que se comparem ao prazer de se chegar da rua debaixo de um calor sufocante e tomar um belo copão d´água.

Hoje, o frango do almoço me deixou com um espinhozinho arranhando a garganta — provavelmente, algum fragmento de ossinho que ali se agarrou. Após várias tentativas pra me livrar do incômodo, me lembrei: Água! Virei de uma vez um copázio d’água garganta abaixo e pronto. O espinhozinho sumiu.

Um copo d’água serve mesmo pra quase tudo. Inclusive, de inspiração para uma crônica como, por exemplo,  esta  nunca dantes imaginada.