DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O dia 21 de setembro, foi instituído como O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Contrariamente ao que muitos imaginam, a pessoa com deficiência não é uma pessoa incapaz. Aqueles(as) que têm algum tipo de deficiência, seja ela qual for, é obrigado(a) a desenvolver uma capacidade de superação muito maior do que os que não têm deficiências evidentes, sobretudo no que se refere à capacidade de superação de preconceitos.

A paraolimpíada disputada na cidade do Rio de Janeiro, constitui-se na evidência mais clara do quão os “deficientes” são capazes de realizar.

Muitos de nós, ditos “normais”, ainda que pratiquemos os mesmos esportes que os atletas paraolímpicos, não somos capazes dos mesmos feitos. Ou seja, ainda que tenhamos todos os membros, órgãos e sentidos perfeitos e estejamos em plena forma física, em uma disputa direta com o atleta paraolímpico, pouquíssimos de nós lograríamos êxito.

Que tenhamos a nítida compreensão de que as pessoas com deficiências não são inferiores àquelas “sem deficiência”. O esforço que têm que empreender para sobreviver em um mundo covardemente excludente, com vias mal traçadas, calçadas esburacadas e mal planejadas, edificações inapropriadas, meios de transporte precários etc., faz dessas pessoas, seres incomuns.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um só, mas a luta dessas pessoas é cotidiana.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 21/09/2016
Código do texto: T5767969
Classificação de conteúdo: seguro