O QUE É VERGONHA?

Quando eu era criança lá em Barbacena, vergonha era o que eu sentia quando tinha que ir à frente dos colegas da escola e apresentar meu trabalho oral. Ficava ruborizado e sentia muita vergonha mesmo. Reflexo da timidez que ainda me acompanha, infelizmente. Sofri bullying, mas não foi por muito tempo. Reagi e dei uma sova na criatura, nunca mais me aporrinhou a paciência. Engraçado, não tive vergonha de bater no guri, mas ele? Fugia pelos cantos quando me via. Ô covarde! De repente o que ele sentia era constrangimento. Muito tempo depois reatamos. Ele cresceu muito mais do que eu e ficou igual uma porta de tão forte. Quando passava por mim dizia: Tu te lembras? Eu respondia: Do quê, tenho amnésia. Caíamos na risada. Mas não era isso que eu queria falar, era o de sentir vergonha. No meu pensar a vergonha traveste-se de arrependimento. Outras vezes sentimos a vergonha (pois temos muita) pelos outros. É a tal da ”vergonha alheia”. Atualmente, eu como cidadão, sinto-me envergonhado, não entrando mérito se os fatos recentes tenham ou não procedência.

Como é vergonhoso para uma família, principalmente para os filhos, quando o seu pai ou sua mãe são indiciados e presos pelos malfeitos. Principalmente quando esses malfeitos prejudicaram milhares de famílias. Difícil haver equívoco quando os casos em questão foram amplamente estudados e investigados. Tenho a convicção de que a vergonha que me sobra é a mesma que lhes faltam. (me refiro aos políticos indiciados)

O que dizer daqueles que lhes imputam tanta admiração e reverências? Não sentiriam vergonha também quando todos os seus líderes estão presos ou na iminência de o sê-lo?

Será mesmo perseguição política? Se assim for, estamos em maus lençóis.

Mas, se for comprovada a suspeita, estaremos em derrocada como nação.

Sentiremos vergonha por ter sido governado por uma máfia. E é a mesma vergonha que estamos sentindo agora, quando uma máfia ainda mais devastadora e cruel está responsável pelo nosso destino.

Tais máfias, a que me refiro, praticam bullying contra todos nós, os cidadãos desse país. Volto ao passado e lembro-me do guri no qual dei uns relhaços. Gostaria de fazer o mesmo com essa súcia de farsistas, mas já não tenho mais disposição.

Recolher-me-ei às minhas vergonhas.