A ganância de Chapeuzinho

Há muitos e muitos anos, num país muito distante, Chapeuzinho Vermelho era dona de uma fábrica de doces chamada 'Doces da Vovó', que vendia tortas, bolos e outras guloseimas em quase todas as vilas e arraiais da região.

Com uma argúcia invejável, Chapeuzinho Vermelho estava conseguindo manter sua fábrica em funcionamento num contexto de grande concorrência, utilizando ingredientes artificiais criados por empresas da capital, muito mais baratos do que os tradicionais.

Chapeuzinho não aceitava ser contestada por ninguém. Seu foco eram os resultados, ou seja, dinheiro. Queria lucrar cada vez mais, mesmo que para isso tivesse que copiar todas as receitas da capital e eliminar funcionários que fossem contrários à sua política.

O maior desafio enfrentado por Chapeuzinho foi alterar a receita de sua torta mais famosa, a Torta Azul do Bosque das Sombras, assim chamada por ter como ingrediente principal a frutinha azul das sombras, que só era encontrada no Bosque das Sombras, onde a fábrica se localizava. Chapeuzinho decidiu substituir a frutinha azul por corante e pó de baunilha artificial, o que causou uma enorme comoção na fábrica e um princípio de motim, obrigando Chapeuzinho a assassinar os líderes do movimento, com a ajuda de seu fiel escudeiro, o Lobo Mau.

Ao saber que Chapeuzinho tinha alterado uma receita tradicional da família, muito apreciada na região pelo seu sabor exótico, a vovó mandou chamar a neta à sua casa, localizada bem no meio do Bosque das Sombras. Chapeuzinho tentou ganhar tempo, dizendo que estava muito ocupada participando de congressos financiados por grandes grupos empresariais, que vendiam receitas de sucesso para fábricas de doces em todo o país.

A vovó não engoliu essa história. No mesmo dia andou pelas vilas e arraiais da região se lamentando, dizendo que não aceitava a nova receita, que aquilo não era a Torta Azul do Bosque das Sombras, mas uma falsificação, mais barata, mais fácil de fazer.

Ao saber disso, Chapeuzinho armou uma armadilha para a vovó. Foi à sua casa, bateu três vezes na porta e disse: “Sou eu, vovó, Chapeuzinho Vermelho”. Quando a vovó disse “Entre, minha netinha”, quem primeiro entrou foi o Lobo Mau, que amarrou a vovozinha na cama e lhe entupiu a boca com uma bola de meia. Chapeuzinho entrou lentamente, arrastando um par de chinelos vermelhos com detalhes dourados, e disse bem no ouvido da vovó: “Escute aqui, sua velha maldita. Amanhã bem cedo você vai circular de novo pelas vilas e arraiais e dizer pra todo mundo que experimentou novamente a torta e que gostou, entendeu? As pessoas te respeitam, por isso sua palavra tem peso. Não vou permitir que você prejudique o meu negócio de jeito nenhum!”.

Para provar que estava falando sério, Chapeuzinho tampou as narinas da vovó por cerca de trinta segundos, até ela ficar roxa, e abriu. Depois lhe deu três tapas bem fortes na testa, levantou o vestidinho vermelho, abaixou a calcinha e soltou um pum bem na sua cara. Em seguida foi embora e o Lobo Mau desamarrou a velhinha.

No dia seguinte, a vovó fez tudo que Chapeuzinho tinha lhe ordenado. Ao voltar para casa, à noite, foi surpreendida pelo Lobo Mau, que a comeu.

Flávio Marcus da Silva
Enviado por Flávio Marcus da Silva em 29/09/2016
Código do texto: T5775968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.