"É FOGO!"-PARTE II

PROMETEU novamente...

Herói mitológico, o herói desobedeceu a ZEUS, deus supremo do Olimpo, e entregou aos homens o FOGO SAGRADO, exclusivo dos deuses em geral. Rebelde, insubordinado, num ‘golpe’ (palavra em moda hoje, 2016!) democrático e na opinião dele constitucional de bondade discreta, distribuiu este conhecimento a todos, desacatando o “chefão”... que se sentiu descendo a vice. Agora a humanidade poderosa, igual aos poderosos anteriores, podia também se aquecer, iluminar, cozinhar, fazer peixe assado e brigadeiro, tudo isso... Castigo ao atrevido audacioso seria por 30 mil anos (não bastariam 4 ou 8, aguardando as próximas eleições, ELE candidato a churrasqueiro-mor?) viver acorrentado e imobilizado no monte Cáucaso, onde todas as noites uma ÁGUIA (nem a DE HAIA, o genial Ruy Barbosa, nem a escola de samba DE OURO da Vila Pompeia ou a abre-alas da carioca PORTELA), simples e escrava proletária ave de rapina, lhe bicava o fígado que se regenerava ao amanhecer. Resistiu! Um dia HÉRCULES, sem a menor intenção de pedir corruptível propina, piedosamente lhe rompeu os grilhões. Os deuses, desmoralizado o poder ‘maximum’, jamais confiscaram, sob ordem judicial ou por mera represália, o FOGO agora preciso e precioso.

NOTA DO AUTOR:

LEIAM meu trabalho O mito de Prometeu”.

F I M