"É FOGO"-concreto/real/abstrato/irreal...

Presença evolutiva do FOGO:

- A grandiosa descoberta (antes da roda, é claro!): homem pré-histórico, luz, calor, cozinhar, afugentar animais selvagens - base das futuras armas térmicas.

- Natureza - vulcões, em especial na Itália.

- Mitologia - a - simbologia solar, o carro de Apolo; b - Áries, signo de fogo, natureza guerreira e combativa.

- Pira grega - início dos jogos olímpicos, também função crematória.

- Nero (Imperador e deus, artista e bufão) teria incendiado Roma - outras versões históricas...

- Dragão - medievalismo e depois contos de fada, fantasioso vilão sob muitas interpretações controversas.

- Religiões - a - budismo, suicídio individual em protesto religioso; b - suicídio no ataque coletivo - homem-mulher-criança-bomba; c - fogueira, rito pagão, purificação e renascimento - celebração do solstício de verão; festas juninas, adaptação cristã, tributo a santos; d - candomblé, fogueira de Xangô, orixá do raio e do fogo; e - hiwatari, chegada da primavera, ritual budista japonês de caminhar descalço sobre o fogo.

- Na teologia cristã, sentido geral - a - o bem, fogo positivo, iluminador, luz divina, prêmio; b - o mal, fogo negativo, exterminador, castigo, inferno, lei do retorno.

- Na vida social, destruidor material, incêndios imprevisíveis - a - Boite Vogue - tragédia em Copacabana, Rio, capital, 1955; b - circo - tragédia em Niterói/RJ, 1961; c - Edifício Joelma - São Paulo, capital, 1974.

- Na arte - a - balé espanhol cigano, “Dança ritual do fogo”, de Manuel de Falla, 1914/1915; b - literatura - “O Ateneu”, de Raul Pompeia, 1888, colégio incendiado.

F I M