RETRATO DA GÓRGONA DE OSCAR WILDE

Vou começar a ser poeta com corpo

Porque de alma tá dificil.

Há algo de ledo em dizer "poeta de corpo e alma" ou dizer "sou isso ou aquilo de corpo e alma", salgada ilusão: um bailarino profundo é certamente mais poeta de corpo e alma que eu: sou apenas poeta talvez de alma em que o corpo jaz entre o álcool e palavras e fumaça de tabaco e fumaça de tabaco de palavras alcoolizadas e me pergunto: será esse o corpo do poeta internalizado por uma alma doente tal qual o corpo. Ah, arre, funesto, lugubre, não queremos ler funestidade de almas penadas sem penas mas ler apenas sem pena da comicidade de quem escreve.

Vou começar pela casca do ovo da cobra que é a própria quimera da cobra mas a quimera é também a alma da cobra e também a casca da pele que cobre a cobra que se perde entre alma/quimera e pele/casca de toda a obra da cobra:

Que assim seja do corpo, mais efêmero e mais rígido. A casca deve de ser rígida pra carregar algo sensível e quebradiço como a alma que tanto transmuta dia após dia incessantemente como o devir da tarde, embora a tarde seja sempre a mesma tarde de ontem. A casca há de carregar a fama do espírito seja ele nobre ou vacilante assim como Dorian Grey carrega a casta na casca de beleza magnífica enquanto carrega a mácula no espírito, sua mácula em forma de demônio encarquilhado e apodrecido no espelho chamado retrato de si mesmo da alma pecadora carniceira fixada na retratação em pintura de seu desmanchado espírito.

Dorian Grey é um esboço de seu próprio retrato que é um retrato de lorde Henry que é um esboço de Oscar Wilde que é um desenho dos aforismas de Nietzsche que é uma casca de tartaruga em carapaça de ostra que produz a pérola.

Eu queria seriamente rabiscar no papel um casulo bravejando "ai de mim, ai de mim!"de tragédia grega pra esboçar mais facilmente a fragilidade da casca da própria escrita. Queria que o corpo acompanhasse a flama da alma que se galvoniza para alem dela própria deixando a casca sendo mera quimera de cinzas e assim sou de corpo e ainda mais serei futuramente, branca e preta e cinza e cinzas.