Zabumba de Couro de Sapo

“Bate na madeira, lá vem o pé frio!”. Isto é o que todos diziam quando notava a aproximação de Messias Pé-de-Gelo, premio Nobel de "falta de sorte", com quase total certeza ele seria um finalista entre os azarados do Guiness se contasse com a modalidade. Nascido em 1971 quando o presidente da republica do Brasil era Emilio Garrastazu, General “mão de ferro” a governar o País até a chegada de Geisel.

A cidade era Conde de Miribé, extremo norte de Minas Gerais. Por falta de televisão e pano para fazer calcinha e cueca Messias nascera em uma família de dez irmãos, o pai lavrador e a mãe biscoiteira, era um dos mais velhos sendo que depois dele só tinham dois para dar-lhe cascudos na careca (cabelo raspado por infestação de piolho).

A fama de pé-frio começa ainda na infância quando cursava a primeira série, aniversário da professora e Messias fora chamado a frente para gaguejar uma mensagem, já que não lia com fluência. De repente uma lufada de vento no rigor do sol da seca Mineirana, entra e sopra um quadro da parede que bate na cabeça da professora que cai sobre o bolo e acaba a alegria da criançada.

Lógico que ninguém iria suspeitar que a má sorte fosse prima irmã daquele menino simpático, mas outras coisas foram acontecendo até o dia das crianças quando passeariam no parque, Messias estava com diarréia e não chegaria a tempo, assim, todos entraram no ônibus cantando de alegria, mas Messias havia chorado lágrimas de encher rios implorando que um tio mecânico lhe desse carona até o parque.

O tio atendera, porém na primeira esquina um vendedor de carpetes numa Kombi branca atravessara a placa “Pare” batendo no carro deles, Messias implorava novamente por auxilio e a Radio Patrulha que atendia a ocorrência o levara até próximo ao parque, porém ao descer para abrir a porta o soldado fora vitima de uma pedrada na cabeça vindo de moleques que brigavam dois quarteirões abaixo.

Messias seguiu a pé, mas ao chegar a bilheteria viu a roda gigante soltar-se da estrutura e sair rodando atrás das pessoas que se esconderam com pressa, Os professores por receio resolveram ir ao clube da escola, La tinha piscina e mesas de pebolins que a turma tanto gostava.

Entraram no ônibus, inclusive Messias que sentou-se atrás do motorista para repetir seus movimentos de condutor, mas por pouco tempo, na esquina seguinte acontecia um assalto e com a chegada da policia os ladrões tomaram o ônibus como refém.

Azar dos bandidos que esqueceram o dinheiro do assalto do lado de fora, quando desceram para apanhar, os policiais os prenderam. Azar também do motorista que foi comemorar a prisão batendo palmas e o ônibus bateu no poste,

ainda bem que nenhuma criança se machucou, mas o diretor que ia junto pediu a inspetora que dissuadisse o garoto antes que coisas piores viessem. Messias voltaria para casa de taxi, além de ganhar a sacolinha de guloseimas como os outros. Azarado, mas criança, achou tudo certo e entrou no taxi olhando para as mãos do motorista mudar a direção. Todavia próximo a casa dele um pedaço de meteorito que voava há milhões de anos luz, caiu sobre o capô do carro. O motorista perdera o controle e o carro bateu no muro.

Em 1988 Messias ganhou o prêmio de maior pé-frio do Estado de Minas Gerais e com o dinheiro realizara o sonho de conhecer Ulisses Guimarães.

Em setembro de 2001 vencera outra vez, sagrando-se campeão da região Sudeste, realizando outro grande sonho, conhecer os Estados Unidos e tirar uma foto em frente as Torres Gêmeas.

No mês de Julho de 2014 viera finalmente o mérito Nacional, o maior pé frio do país, além do prêmio em dinheiro também fora contemplado com um ingresso para a partida entre Brasil X Alemanha pela Copa do Mundo no Mineirão.

Depois disso Messias entrou em depressão e foi repensar sua vida numa casa que o município ofertou, no alto do morro mais alto, uma espécie de chalé com câmeras ligadas 24 horas por dia, para que todos da cidade tivessem tempo para fugir quando ele resolvesse descer para falar com alguém.

Mas ele superou a crise e foi arejar a cabeça em Brasília patrocinado pelo oposição, conheceu a Presidenta Dilma Roussef... O resto a história conta.