O fascínio pela fofoca

A mais recente edição da Veja traz uma reportagem na qual se fala sobre Fabíola Reipert, que comanda o quadro A Hora da Venenosa, do programa Balanço Geral, da TV Record, abordando as polêmicas causadas pelas fofocas que a apresentadora traz à tona sobre as vidas dos artistas, algumas bastante comprometedoras.

Esta reportagem chama a atenção por mostrar uma tendência maldosa, um prazer inconfessável que o ser humano carrega desde tempos antiquíssimos: o fascínio pela fofoca. Seja uma fofoquinha inofensiva ou até mesmo um segredo sujo, as pessoas adoram se juntar para falar de alguém, especialmente quando é uma coisa sórdida, do tipo que pode arruinar uma reputação. Por quê?

A verdade é que o ser humano se deleita quando tem uma oportunidade para falar mal do ser humano, apontando-lhe o dedo. Embora não seja louvável, faz parte da nossa natureza e é bom tomarmos cuidado quando vemos gente reunida aos cochichos ou quando alguém vem nos contar sobre a vida de "Fulano" ou "Fulana", até porque fofoqueiros contumazes adoram inventar ou aumentar os detalhes de suas histórias. Então, se um tipo desses vier nos dizer algo sujo sobre uma pessoa ainda que possa ser verdade, é melhor a gente não dar atenção porque nenhum ser humano está livre de cometer erros nesta vida.Portanto, sendo errar próprio da natureza humana, por que alguém tem o direito de sair falando de outro com um nariz empinado, voz insinuosa e arzinho de superioridade, não é mesmo? Gente que gosta de fofocar sempre age como se fosse melhor do que os outros.

Entretanto, todos nós devemos nos policiar muito porque a fofoca costuma nos tentar e a gente pode acabar cedendo ao impulso de fofocar o que, claro, dependendo do assunto, pode não ser tão grave. Mas a fofoca é uma coisa muito perigosa, capaz de gerar muitos mal-entendidos, destruir relacionamentos e arruinar reputações.

O poder destruidor da fofoca pode ser comprovado facilmente com a superexposição proporcionada pela Internet. Quem quiser falar mal de uma pessoa, pode expor fatos desse alguém na Internet, imputando-lhe fatos falsos ou verdadeiros que desabonem sua conduta.

Como vemos, a fofoca revela tendências sórdidas do ser humano: o prazer em falar mal do outro, lançar dúvidas sobre sua reputação e até tornar sua vida um inferno.