DINHEIRO COMPRA A FELICIDADE?
 
            Compra não, nem manda buscar, nem fica mais fácil de lá chegar. Poizé, mas compra a trilha sonora de uma possível felicidade sim: aquele disco do Iron Maiden.
 
            Para quem tem essas fissuras de colecionar o que ama, dinheiro é fundamental e quando se trata de Iron Maiden, os filés de uma coleção custam cifras de fazer arregalar os olhos. Acredita que já vi um disquinho compacto passar de cinco mil? É isso mesmo: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)! Grana demais, né! Acabei por aceitar que seja muito dinheiro, não por deixar de ser colecionador, muito menos fã.
 
            Esse disquinho é nada mais, nada menos, que o primeiro registro oficial da maior banda de rock pesado do mundo, gravado em 1.979 e, como toda banda iniciante, pequena, o disquinho era vendido nos shows feitos nos pubs ingleses. Se você me perguntar: “E vale tudo isso?” Como fã, responderei: “Porra! Claro que vale!” Desculpe a palavra inadequada, mas quando o cara da banda diz: “Good night!” ou coisa do tipo, nós, os roqueiros, respondemos com um urro digno de neandertais. É nosso jeito bem educado de dizer: “Boa noite pra você também, porra!”
 
            Voltando ao assunto...
 
            Outro dia estava eu dando um passeio, junto com meus amigos Silvio e Patricia, lá na Galeria Nova Barão, especializada em discos de vinil, que fica uma rua depois da famosa Galeria do Rock, e eles entraram numa loja e começaram a fazer suas compras. Eu perguntei se tinha os discos que estava atrás, mas sem muito compromisso, não tinha, e aproveitei para olhar os outros discos. Poizé...
 
            Desde que comecei a curtir heavy metal, lá nos idos de 1985, um disco do Iron Maiden me chamava a atenção por sua aura de ser especial. Chama-se “Live!! + one” e tem quatro músicas: três gravadas ao vivo, mais uma de estúdio. Poizé...
 
            E num é que tinha o danado lá naquela loja! E não o via há muito tempo.
 
            Você já deve estar pensando que eu gastei nele cifras indizíveis, né? Não gastei tudo isso porque não as tenho, mas gastei o que disco vale. Na verdade gastei menos porque o bom moço da loja deu-me um descontinho interessante. Afinal levei para ele dois bons fregueses aí acabou saindo por uma pechincha e trouxe o disco para casa.
 
            Tenho a impressão que você acha isso um absurdo, mas os fãs são assim mesmo. Também acho que você está achando que gastei lá uns quinhentos ou mais nesse disco só por causa de quatro músicas. Poizé...
 
            Tem quem os gaste, podendo ou não, e esses caras tem coleções incríveis que até você, despido(a) de qualquer preconceito, ouvindo o que o tal colecionador tem a dizer sobre alguns itens, seria capaz até de se emocionar. E sabe por quê?
 
            Antes de responder, devo esclarecer que dinheiro é fundamental para tudo que envolva o viver em sociedade, então ele, o dinheiro, deve ser respeitado com o devido respeito. Parece que não, mas tenho consciência disso.
 
            Então vamos lá para a resposta:
 
            Você se emocionaria pelo simples fato de que o tal colecionador te contaria a história da arte que poucos conhecem. Sim, isso mesmo: arte. E tem em sua estante peças de uma arte ímpar que é a música. Sim, isso mesmo, heavy metal é música e das mais refinadas.
 
            Mas concordo com você de que as devidas proporções de produção e comercialização devem ser também respeitadas, mas assim como a história da arte que a conhecemos e que permeia a história da humanidade, a história do heavy metal, do rock em geral, também a permeia. E ela é contada em detalhes preciosos em cada item de uma dessas coleções.
 
            Agora, respondendo a pergunta que você ainda está se fazendo, gastei a exorbitante cifra de R$ 160,00 (cento e sessenta reais) no disco “Live!! + one”, aquele de quatro músicas. Dividido em duas vezes no cartão de crédito, nem precisei cortar a internet ou a cerveja.
 
            E fala sério! Que disco!
 
            Trilha sonora para a felicidade!





Ouça o disco:
https://www.youtube.com/watch?v=eTIjfYmzgiE

Esta crônica faz parte do Exercício Criativo do grupo Encanto das Letras, hoje com o tema "importância do dinheiro". Conheça os Exercícios Criativos dos demais participantes do grupo Encanto das Letras:
http://encantodasletras.50webs.com/importanciadodinheiro.htm
Carlos H F Gomes
Enviado por Carlos H F Gomes em 24/10/2016
Código do texto: T5801505
Classificação de conteúdo: seguro