Uma vida infeliz

Há, neste momento, muitas pessoas que sentem que levam uma vida infeliz, perguntando-se: " o que fiz da minha vida? Por que ela se tornou assim?" Ao se fazer estas indagações, a angústia aumenta, não apenas porque as pessoas não encontram respostas, mas também porque correm o risco de se culpar, achando que fizeram tudo errado por causa de decisões erradas que possam ter tomado quando eram mais jovens ou por concluírem que não correram atrás do que realmente queriam para si.

De fato, perguntar o que nos traz felicidade é uma questão extremamente complexa, envolvendo todas as esferas da existência humana. É necessário saber administrar bem todos os lados da nossa vida para não vivermos uma vida que nos impeça de realizar plenamente o nosso potencial e também entender que nunca passaremos por nossa existência sem sofrer decepções e conflitos. A todo momento, nossas crenças e valores entrarão em choque com as condições impostas pelo mundo.

Há várias pessoas que se sentem vazias e infelizes por acharem que suas vidas são vazias e sem significado, monótonas, já que não conseguem se realizar nem atingir seus ideais. A constatação desse fato reforça a afirmação de que todo ser humano tem potencial e precisa se realizar. Então, cada pessoa deve buscar sua realização pessoal.

Outro aspecto que podemos mencionar é o dos relacionamentos. Há muitas pessoas infelizes que se encontram atreladas a relacionamentos tóxicos. Ter relações saudáveis é essencial para nossa saúde mental e, consequentemente, para nossa felicidade. Quem conseguirá ser feliz vivendo ao lado de gente que não lhe valoriza, nem reconhece seu valor? A convivência com pessoas que nos maltratam termina por minar nossa saúde mental e nos fazer infelizes e desesperançados.

Precisa-se entender que de nada adiantará uma pessoa realizar seus sonhos e ter uma vida satisfatória se ela não estiver bem consigo mesma. Existe gente bem-sucedida profissionalmente, com família estável, boa aparência e muito admirada que é insegura e duvida do próprio valor, chegando a ter verdadeiras crises de angústia existencial.

Como se pode ver, falar sobre a felicidade humana e o que pode tornar alguém infeliz é sempre difícil. A mente humana é um labirinto onde qualquer um que ouse penetrar correrá o risco de se perder.