O Vizinho é o Parente mais Próximo



Bom é viver em harmonia com o vizinho. Afinal, estamos ali juntinhos, parede-meia, um socorrendo o outro na hora das necessidades.
  - Laura, me empresta dois reais para comprar pão e leite, que acerto depois.
  - Simone, a alfavaca é um santo remédio para os rins.
  - Eliana, você protege a minha casa durante a minha viagem de férias?
  - Claro! E águo as plantas com o maior prazer, Sandra.
 Bom vizinho é assim: sempre pronto para praticar a solidariedade, fazendo nascer e fortalecer as amizades.
  Um remédio caseiro, uma receita de bolo, uma ferramenta emprestada e devolvida, uma muda de planta, um jogo de truco... Seis! Ladrão!... Uma palavra amiga, de consolo. E por aí vai.
  Todavia nem sempre é assim. Às vezes um quer levar vantagem, dar uma rasteira, tipos espertos, “coelhos”. Som alto até tarde. Lixo no passeio do outro. Fofocas, calúnias. Zoeira no boteco da esquina, ou membros de uma nova seita gritando sons estranhos.
  Nenhuma relação, para ser boa, pode ser unilateral e praticar a política de boa vizinhança é, no mínimo, usar a inteligência.
Inveja, que bobagem! Se o vizinho comprou um carro novo ou reformou a casa, que bom!
  Casa bonita enfeita a rua, e o carro, bem, o carro...
  - Ei vizinho! Minha mulher está sentindo dores.
 Pronto, chegou a hora do parto. Lá vai o vizinho com seu carro, socorrer.
  Como já diziam os nossos avós: o vizinho é o parente mais próximo.


Do livro: Crônicas do Cotidiano Popular – ed. do autor - 2006 - esgotado

Imagem: jef - minha obra literária.


Está no ar A Moça do Violoncelo (contos de mistério) - Estrelas (poesias). Dois livros em um. Aos interessados façam contato por e-mail:

jestanislaufilho@gmail.com

LIVRO, UM PRESENTE INTELIGENTE!!!

(55) 32-9 9963-0023 (zap)