Mensagens que edificam - 252

"Fundamentalismo à toda prova"

O fundamentalismo e a intolerância ao contrário m,anifestos pelos evangélicos, é algo a se discutir sobre a autenticidade da laicidade no estado e no livre direito de expressão. Pregam rasgadamente nos templos, programas de rádio e televisão, praças públicas e todos os meios de comunicação possíveis suas crenças, as quais incluem que quem não concordar com suas verdades absolutas está fadado à perdição eterna e ao inferno aterrorizante, lugar de todos que não aceitam a Jesus como Salvador da sua alma. O que é isto afinal de contas? Onde fica o respeito pela opinião contrária? Onde fica a ética quanto ao convívio com as demais religiões que não pactuam com os mesmos princípios? E o pior, fazer o que estou fazendo aqui, ao expressar minha indignação com tal atitude autoritária é que é ser intolerante. Para eles eu tenho que ouvir tudo e ficar calado, e que agindo assim estou destilando ódio. Eu não anuncio nenhum sofrimento para ninguém, tampouco digo que aquilo que penso é a máxima inquestionável, também não afirmo que a única porta para o paraíso está na minha prédica. Quem é o intolerante e o pretenso dono da verdade irrefutável? Tudo que faço é um convite para que as pessoas usem da racionalidade lógica e questionem o que lhes foi imposto como inquestionável. Que mal há em destacar discrepâncias literárias, tidas como sagradas e inerrantes, e denunciar absurdos apresentados como a vontade de uma divindade para toda a humanidade sem direito à contestação? Permita-me dizer que não existe petulância maior do que pensar que está certo e que todos precisam se render à sua fé. Quando cego, assim o fiz com toda a veemência que a doutrina cristã me condicionou, e achava estar fazendo o correto, ao olhar para o resto da humanidade como digna de pena, e ao mesmo tempo insistindo que a porta estava aberta, e que as pessoas aceitassem enquanto era tempo, pois chegaria o momento em que a oportunidade terminaria e quem não se rendesse a Jesus teria pela frente um sem fim de sofrimento, dor e ranger de dentes. Já parou para pensar no terrorismo espiritual que esta mensagem traz? Onde está o ódio? Sem sombra de dúvidas com os que não têm a menor consideração por outras crenças e se dizen que tem é da boca para fora, pois o que defendem é todas as outras religiões estão equivocadas, que o seu deus é o único e verdadeiro e que todos os demais são falsos, e que quem adota outra concepção religiosa é um pagão. Redigir este texto é estar sendo usado pelo diabo, herege, ímpio, blasfemo, pecador, endemoniado e estar brincando com o deus que irá pesar sua mão sobre mim. Poupem-me! Se há algum peso, este é o que falta na consciência incauta de uma presunção exacerbada e ultrajante. Sempre defenderei toda e qualquer liberdade de escolha sem imposições amedrontadoras. O único medo que eu tinha era de padecer no mar da ignorância, e isto já não me assola mais. Salve toda forma de pensar e toda liberdade de escolha! Aos que dizem ter a única porta que leva à um deus, meus pêsames, lembrando que todos os deuses religiosos foram criados pelos homens, e jamais os homens criados por esses deuses, e isto não tem ressalvas e nem exceção.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 02/11/2016
Reeditado em 02/11/2016
Código do texto: T5810411
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.