Miçangas

Ouvi a mulher do lado da minha casa gritando para a filha que estava entrando no carro já do lado de fora da grade:

- Não se esqueças das miçangas.

- Tá mãe, pode deixar!

Na hora nem prestei muito atenção. A vizinha sempre fica gritando com alguém que passa na rua, com o papagaio, com os cachorros... Já nem ligo, me acostumei com a baderna que ela faz. Sorte que é separada senão gritaria, certamente, com o marido também.

Teve uma ocasião em que ela estava muito braba com a Luana que havia comprado umas coisas da Natura e, depois de sessenta dias ainda não tinha pagado o devido valor.

Eu estava chegando à minha casa e desci para abrir o portão, ela da janela da casa dela começou a reclamar da Luana. Parecia que eu era sabedor da história. Fiquei olhando pra ela sem interrompê-la. Coloquei o carro para dentro, fechei o portão e ela continuava a falar. Aí tive que ser meio ríspido:

- Não sei do que você esta falando vizinha e outra coisa: quer falar comigo será bem vinda a minha casa, pois prefiro que a conversa não seja compartilhada com todos os moradores do bairro.

Meu olhou com um ar de espanto. Acho que ela caiu em si e me pediu desculpa.

Mulher expansiva é ela, deve ser por ter a necessidade de se achar importante de alguma forma.

Mas voltando ao assunto, minha mente foi processando aquele grito: miçangas, miçangas, miçangas. Fiquei muito curioso. Mas afinal o que são miçangas?

- Ok Google. Miçangas?

Miçanga: Substantivo, feminino singular. Cotas de vidro, variadas e miúdas.

Consegui piorar um pouco. Agora mesmo que embaralhou tudo. Cotas de vidro miúdas...

Que diabo é isso?

Se a filha da vizinha vai comprar vou ficar a espreita quando ela chegar pra tentar descobrir o que é - pensei.

Assim toquei a dia tentando esquecer o assunto. Mas quem disse que consegui.

Cada pessoa que eu via me dava uma puta vontade de perguntar:

- Desculpa o atrevimento, mas sabes o que é miçanga?

E se for coisa feia?

Tantas vezes ouvi que de certas coisas não se pode falar por ser considerada coisa feia, e se miçanga fosse algo sexual ou discriminatório?

E se ofendesse a moral e os bons costumes da sociedade? E se fosse coisa do comunismo, aquele radical que come criancinhas?

Se bem que, penso eu, tem tudo pra ser parte da alguma música do Roberto ou de dupla sertaneja. Ou seria a nova dança do tchan: “vou ensinar pra vocês a dança das miçangas”

Sei lá, mas minha inclinação maior é pensar que seja um tipo de peixe.

Alguém da família dos muçuns que procria, principalmente em pequenos rios, riachos chamados de sangas. Daí o nome. Miçanga: muçum de sangas. Parece razoável. Acho que vou meter a definição no Wikipédia. É perfeita, e coerente, é lógica. Talvez não seja certa, mas quem questiona as coisas que lá estão?

Duas vogais, quatro consoantes, três sílabas. Rima com tanga, manga, franga. Visto pelas rimas dá a impressão, realmente, que pode ser meio complexo o significado.

Decidi ficar na minha e não perguntar merda nenhuma. Não estou a fim de pagar mico. Hoje não, hoje não, hoje não. Sem essa de terminar como o Cléber Machado no... Hoje sim.

- Tô fora.

Logo mais a noitinha quando a filha da vizinha chegar eu mato minha curiosidade. Vou me sentar na calçada. Tomando chimarrão e atento.

Ela vai trazer as miçangas pra mãe, vejo o que é quando ela descer do carro e pronto. Descubro de que se trata.

Pobre da vizinha se for alguma coisa proibida ou estranha. Terei prazer em fazer com que outros vizinhos saibam.

Nunca vi esta mulher se envolver com alguém, deve estar numa carência sem precedente. Será que pode ser...

Não, não deve ser. Esquece.

Ainda com um restinho de sol me postei, estrategicamente ao lado da grade que dá pra rua e de frente para a entrada da casa da vizinha. Só esperar.

Uma hora, duas horas e nada. O mate que entra tem que sair é a lei da natureza.

Levanto-me e vou ao banheiro. Justo hoje que era pra ser rápido o chimarrão decide sair por lentamente.

Encerro com apenas duas balançadas, isto é, abaixo da média, saio batendo a porta do banheiro, ainda fechando o zíper. Corro para meu posto...

Tarde demais, só consigo ver a porta da garagem se fechando e a voz dela:

- Vou deixar tuas miçangas no quarto, viu mãe!

Moacir Luís Araldi
Enviado por Moacir Luís Araldi em 06/11/2016
Código do texto: T5814780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.