Trabalho Enobrece
 
                                          
Estou sempre atrás de material para minhas aulas de inglês e geralmente navego pelo site da Saraiva atrás de livros, DVDs e CDs. Numa das minhas navegações encontrei o bestseller - How To Get To The Top - Business Lessons Brought To The Dinner Table (Como Chegar Ao Topo - Lições de Business Trazidas À Mesa do Jantar), do Jeffrey J. Fox. O livro está recheado de histórias relatadas por grandes empresários e políticos dos EUA sobre experiências que tiveram durante o convivio em família, principalmente ao redor da mesa do jantar. O capítulo XIX, 'Child Labor Is Good' - Trabalho Infantil É Bom,  aborda  a prática do trabalho infantil em casa. O  autor   mostra  o  quanto  o  trabalho  infantil  é essencial para desenvolver não só as habilidades e talentos  das crianças mas também ensina como lidar com a responsabilidade.

                              Foto de Joana Patricia Barbosa.

Nos EUA, Canadá e Inglaterra, as crianças têm uma variedade de 'chores' (trablhos/serviços domésticos que a  família compartilha, principalmente entre as crianças) como arrumar a cama, botar o lixo para fora, lavar louça, limpar o quintal, etc. Mas há também os 'trabalhinhos' que as crianças fazem para ganhar um dinheirinho como babysitting (cuidar de bebês), entregar jornal, cortar  grama, tirar matinho dos jardins, retirar as folhas secas do outono e remover a neve da frente da casa de vizinhos, passear com cachorros, vender limonada para a vizinhança no verão e até fazer 'Garage Sales' (fazem da garagem de casa um local para vender pertences da família que ninguém mais usa ou quer). São esses 'trabalhinhos' que despertam o espírito do empreendedorism na grande maioria das crianças dos EUA, Canadá e Inglaterra. Através do trabalho elas conseguem seu próprio dinheiro, as vezes é até uma renda semanal ou mensal. Mas, Jeffrey J. Fox e seus colaboradores deixam bem claro que é muito importante que esses 'chores' e 'trabalhinhos' sejam reconhecidos e recompensados com dinheiro, um obrigado, presentinhos, uma surpresa como ir ao cinema ou até a lanchonete predileta. Também enfatizam que a criança não deve, de jeito nenhum, se privar dos estudos, nem das brincadeiras e jogos que são mais importantes do que os próprios  'chores' e 'trabalhinhos'.
Resolvi então pôr em prática o trabalho infantil aqui em casa com a minha neta, Helô.  
A Helô é do tipo de criança que gosta de desafios e adora ficar ao ar livre.
Sugeri que pudíamos cuidar do jardim já que o dia estava lindo e ensolarado. Ela topou rapidinho e lá fomos nós.

 
      Foto de Joana Patricia Barbosa.  


                                      

O resultado, além de positivo, também nos proporcionou  mais tempo juntas. Enquanto tirávamos o matinho, replantamos mudas, cuidamos das hortênsias, regamos as plantas e colhemos alface, almeirão e tomatinhos cereja para nossa salada e ainda tivemos um bom e longo bate papo sobre a minha infância, a escola dela e o que faríamos para o nosso almoço  dominical.
Passamos uma manhã  super bacana com as mãos na terra. Priceless! Não tem preço!

                                 
E teve sim o reconhecimento pelo trabalho. Pela cara da Helô, foi uma recompensa muito boa! Ela até exigiu mais dias assim comigo.
Também espero ter mais momentos preciosos assim junto da minha Helô.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 11/11/2016
Reeditado em 12/12/2016
Código do texto: T5820672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.