CONFRONTOS A VILA DE UAUÁ HÁ 120 ANOS ATRÁS

A chegada da 1ª Expedição Pires Ferreira, sobre o comando do Tenente Manoel da Silva Pires Ferreira, que com “104 Soldados” e guias, saíram no dia 12 de Novembro de 1896, da cidade de Juazeiro na Bahia. Em Marcha forçada a Expedição gastou 07 Dias, esses militares passaram pelas fazendas como “Lagoa do Boi, Caraibinhas, Mari, Mucambo, Rancharian, e outras, ermas e desertas em 1896”.

Em 11 de Julho de 2016, passei pela BR 235, e logo, a cidade de Uauá, ainda no seu município: deparemos com o povoado Caldeirão da Serra, Pinhões, Lagoa do Boi e outros do município de Juazeiro Ba.

Naquela época a cidade Juazeirense estava sobre a ordem caluniosa do Juiz Arlindo Leone, enviou Telegramas ao Governador Luiz Viana, em Salvador Bahia. Distante da cidade de Juazeiro, mandou um Trem, cheio de Soldados para vigiar a cidade, se houvesse invasões de Conselheiristas. Enquanto não houve, porque Arlindo Leone, já era rival do Conselheiro, desde 1893, quando queimaram os papeis, isto é, tirado das Tabuletas, em Nova Soure Bahia. Aconteceu o repúdio a não cobrança de Tributo, pelo povo do Sertão.

A chegada da Expedição por Manoel Pires Ferreira, na Vila de Uauá, ocorreu-se a 19 de Novembro de 1896, por mais de “4 horas de combates” houvem vários mortos: 10 soldados e alguns feridos. Segunda, fontes orais terem morridos 74 do lado dos seguidores de Antonio Conselheiro. Mas em trecho do Relatório do Tenente Pires Ferreira “As 5 horas da manhã do dia 21, fomos surpreendidos por um tiroteio partido da guarda avançada , colocada na estrada que vai ter a Canudos” . O choque de conselheiristas contra os Soldados dessa Expedição que deixou uma carnificina e depois recou à tarde do dia 21 de Novembro de 1896, todos os Expedicionários, para Juazeiro Ba.

Em outra parte do Relatório de Pires Ferreira “faleceram também, na luta, os paisanos Pedro Francisco de Moraes e seu filho João Batista de Morais, que nos serviram de Guias”.

O fogo de Uauá, foi assustador para os moradores da pequena Vila, de 1896, mais entre as versões militares, que no Relatório de Manoel da Silva Pires, esses escreveu logo após a Batalha. E acusa os combatentes de Antonio Conselheiro, esses eram aliados aos Uauanses, em pleno final do séc. XIX.

O Arraial de Uauá e o seu povo estavam há “47 KM” de Canudos. Ao Norte fica a Serra de Canabrava, em 1897, as mulheres ficavam sobre a mesma pra verem os combates na Guerra de Canudos.

Durante os 120 anos de 21 de Nov. de 1896, a segunda-feira, 21 de Nov. de 2016, deve relembrar nos locais de combates, após o Rio Vaza Barris, entrada da cidade de Uauá, na Praça São João Batista, encontra-se essa cidade isolada no Semiárido do Sertão do Nordeste Baiano.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 12/11/2016
Código do texto: T5821467
Classificação de conteúdo: seguro