'DOIS MACARRÂO'

Era menino, não sei o motivo, lembrei-me dos encontros com meus primos e colegas todos mais ou menos da mesma faixa etária. Naquele tempo todo aluno tinha um longo período de férias escolares. As palavras greves, protestos e coisas afins nem se cogitavam. Tínhamos um mês inteiro, no meio de ano, e, ao final nada mais de noventa e poucos dias. Era o momento em que todos os netos e sobrinhos fincavam acampamento lá na Penha-Circular, no Rio de Janeiro. Moradia dos avós maternos, Francisco e Rosária. Ele era italiano naturalizado brasileiro e minha avó, era filha. Um fato interessante: brincávamos, enquanto era dia. Raramente, nos desentendíamos. Quando isso ocorria era passageiro, talvez uma hora e não chegasse há duas horas. Ficava tudo certo. A nossa preferência, evidente, o jogo de futebol as “peladas”, como nós chamávamos. Coisa de brasileiro. Só parávamos para as refeições. Ao escurecer, tomava-se banho e nos concentrávamos na varanda da casa, que era bem grande, jogando lorotas prá e prá cá. É lógico como não tinha o futebol, incontinente surgia a tal da fome e partíamos pra cima da vovó pedindo comida. Era fome insuportável. Ela então trocava idéia, arranhando em italiano com meu avô e ele dizia para ela assim, cheio de sotaque: “Ô Rosária, faz 'dois macarrão' aliúrio!” Comum na Itália, feito no alho e óleo, porque era rápido, eficiente, e matava a fome da garotada...

Em 15/11/16

Pedro Costa
Enviado por Pedro Costa em 15/11/2016
Código do texto: T5824751
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.