Nossa, Amigo! Você Fez Tudo Errado!
 
No início desse ano, esbarrei com o Luciano, um ex-colega de trabalho, aqui  no supermercado perto de casa.
-  Nossa  Lú! O que te trouxe pro Itaum?
- Oi Jo! Quanto tempo, guria! Ouvi dizer que esse supermercado tem preços bons e vim conferir. Sabe como é. Sempre querendo economizar um pouquinho nesses tempos de crise.
- Veio pro lugar certo. Tem preços bons sim. Compro quase tudo aqui. Bom também incentivar o comércio do bairro.
-  Na verdade, vim dar uma olhada na carne. Sabe como é, fim de ano, as festas de confraternização, Natal ... e muito churrasco.
- Se dependesse de mim,  os açougues teriam que declarar falência.
- Não diga isso, Jo! Carne é a base da ceia natalina, do ano novo e dos nossos domingos!
- Aham. Vai dizer isso pros veganos. 
Não resisto e dou uma risadinha.
- Guria, nem me  fale em veganos! Tava ficando com uma garota e logo no segundo encontro fomos à uma churrascada na casa do meu pai que comemorava a vitória do Inter. Bah! A garota se revoltou  toda  e começou a pregar seu veganismo. Quando dei conta ela tinha acabado com a festa toda com sua pregação vegana. O pessoal nem quis  mais olhar pro churrasco. Mas o pior foi a minha priminha que começou a chorar desesperadamente com aquelas histórias de terror que os veganos contam só pra chocar quem ama comer carne.

                          

- Que situação, hein! Viu que até o João Gordo é vegano agora? E o Jo Soares que virou vegetariano! Quem acreditaria! O mundo dá voltas. 

           

           

- Não me diga! O mundo tá realmente de pernas pro ar! E esse  ano que começou mal pra mim e nada  de  ficar  melhor.
- Capaz, Lu! Bola pra frente! É só uma fase. Coisa passageira.
- É guria, essa vida só complica. E pensar que ainda fiz simpatias pra atrair a sorte mas o tiro saiu pela culatra. Sabe que  odeio essas bobagens todas mas ... botei uma fézinha e tentei. Não custou muito também.   
A  seriedade do nosso papo acaba  revelando algumas ruguinhas prematuras no rosto do meu amigo.  Seriam  frutos de  tanta preocupação?
- Que simpatia você fez, Lu?
- Sabe que adoro carne. Não importa se bovina, de frango, porco ... Lá em casa todos somos carnívoros então comprei um belo e enorme peruzão pra nossa ceia de Ano Novo. Ouvi dizer que dá sorte e comprei ervilhas frescas também. A  mãe fez aquela sopinha da sorte com um pouquinho de bacon e uma pitadinha de louro em pó. Bah! Que delícia!
- Cê não tá falando sério, tá?
Não consegui desfarçar e  meu rosto revelou  toda minha indignação.
- Claro que tô. Porque esse espanto todo, Jo?
- É que peru não traz sorte na noite do Reveillon. Peru é servido no Natal, Luciano. Na virada se come carne de porco.

                            
Não sabe que aves ciscam pra trás e isso significa retrocesso?  Nada  bom pra quem quer avançar, progredir no Ano Novo. Por isso se come carne de porco, rapaz! O bicho só anda e  fuça pra frente, né! O porco simboliza a fartura e prosperidade. Aí a sorte vem. Outra opção é fazer um belo peixe mas nunca ave. Nunca! Nunquinha! Caranguejo então, nem pensar! Aí tu se perde andando pros lados.


                         

-Tá tirando uma comigo, Jo?
- Tô não. E quem te disse que  sopa de ervilha traz sorte? É sopa de lentilha ou qualquer prato com lentilha que garante a sorte pro Ano Novo, rapaz. E pra que pitada de louro! Tem que guardar três folhas de louro na carteira pra não  faltar dinheiro.

  

- Não!? Tá brincando!?
- Tô não.
- Viu no que dá quando a gente não acredita nessas bobagens! A gente vai e faz pra trazer um pouco  de  sorte  pra  vida  e  nada  dá  certo!
- É Lu. Acho que você fez tudo errado.

Quem  mandou o Luciano  acreditar que um peru e ervilhas na virada do ano poderiam lhe trazer boa sorte se  ele  jamais botou fé.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 23/11/2016
Reeditado em 23/11/2016
Código do texto: T5832245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.