A LIBERDADE. MAIOR BEM HUMANO. FIDEL CASTRO.

Respeito as memórias que devem ser respeitadas. Escrevo essa crônica simplesmente pela dualidade do desaparecido homem que irá gerar o contraditório. Todos os homens,principalmente revolucionários, assim entendo, procuram o bem de sua sociedade. O que atrapalha são os caminhos eleitos, e atrapalha por pretenderem esses transformadores de grupos sociais, a imposição de seus conceitos e crenças políticas, principalmente REESTRUTURANDO, costurando de novo, segundo critérios pessoais impositivos, DIREITOS UNIVERSAIS INATACÁVEIS, PRINCIPALMENTE O DIREITO À LIBERDADE. Como aconteceu em Cuba.

A cassação da liberdade de incontáveis seres humanos, retirando-lhes como faz e fez o comunismo, seu maior bem, trouxe um desastre para a bela ilha.

Entrará para a história, o que tanto se ouve na mídia em geral, não como um benfeitor, mas como um dos piores tiranos que a humanidade já viu, sob esse aspecto de constrangimento do direito de pensar e do ir e vir esse entendimento é pacífico, embora sempre aparecerá a dualidade de ótica. Benfeitor ou ditador? É fácil responder quando se coloca como divisor o tempo de quem por meio século tirou a liberdade de seus nacionais-irmãos pela força. Recorde na história do constrangimento e ditaduras. Quem não suporta ouvir o direito de LIVRE EXPRESSÃO dos outros faz CENSURA DE QUALQUER FORMA. AQUI MESMO NO SITE SÃO VÁRIOS OS EXEMPLOS PERMITIDOS. NÃO ENFRENTAM A RAZÃO.A CENSURA DO DITADOR ERA CERRADA. ASSIM SÃO TODOS OS OPINIOSOS.

Não se deve estranhar quem se regozija com sua morte, e até festeja, isso tem como causa ser um fratricida-opressor o ditador.

Enquanto teve o patrocínio da Rússia, cuja "Cortina de Ferro" também se descerrou, pôde sobreviver sem limitação de alimentos..a "Ilha dos Castros". Paupérrima. Quem conhece pode autenticar a pobreza em todos os sentidos, nas quitandas de caixotes velhos nada existe para adquirir, até porque não há dinheiro. Um pão para cada habitante por dia e outras coisas do gênero. Só não existe pobreza em propaganda.

Seu (des) governo sentenciou à pena de morte, sumária, 9.479 (nove mil quatrocentos e setenta e nove pessoas). Avalia-se que os mortos nessa desenfreada sanha de matar chegue a 17.000 (dezessete mil).

Setenta e oito mil pessoas (78 mil) morreram no mar tentando fugir nas mais inventivas e variadas embarcações, até mesmo em boias.

PROCURAVAM O MAIOR BEM HUMANO RETIRADO mediante gigantesco constrangimento; A LIBERDADE.

O QUE VALE A VIDA SEM LIBERDADE? Vida sem liberdade não é vida, sou firme nesse credo. Você gostaria de não poder viajar, não sair do Brasil a não ser com o CONSENTIMENTO DE UM DITADOR. Quem é esse "soberbo ególatra" que manda com um fuzil na sua cara e a chave da cadeia?ASSIM É FÁCIL...CONVENCER. MAS MUITOS FUGIRAM DESSE ALGOZ.

Da “sua ilha” fugiram 15%, ou seja, 13 ( treze milhões) de cubanos.

Seria o mesmo que afirmar, comparado ao Brasil, que aproximados 30 milhões de brasileiros estariam no exílio.

Foram dizimadas 130,76 PESSOAS POR 100.000 HABITANTES.

O CARRASCO PINOCHET MATOU 24 POR CADA 100.000.

Em passado recente um dos homens mais projetados da política local, RICARDO ALARCÓN, viu-se manietado sem poder responder a perguntas de jovens universitários que indagaram:

POR QUE OS CUBANOS NÃO PODEM VIAJAR PARA FORA DO PAÍS? POR QUE OS CUBANOS NÃO PODEM FREQUENTAR HOTÉIS E RESTAURANTES FREQUENTADOS POR TURISTAS?

Isto entre outras perguntas, que deram a real dimensão do aprisionamento que perdura a meio século.

FORAM OBRIGADOS A SE RETRATAREM DIANTE DAS CÂMERAS DA TV OFICIAL.

NEM MESMO SE TODOS OS PROBLEMAS SOCIAIS ESTIVESSEM RESOLVIDOS NO QUE É UMA DAS MAIS POBRES NAÇÕES DO MUNDO, A RETIRADA DA LIBERDADE DO SER HUMANO NÃO JUSTIFICARIA.

MAS SE PERGUNTAREM ÀS CRIANÇAS O QUE HÁ DE PIOR EM CUBA, ELES RESPONDEM PRONTAMENTE, CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

ENQUANTO ISTO FIDEL CASTRO COMEU LAGOSTA A VIDA INTEIRA, AFIRMANDO QUE VENDIA LAGOSTAS DO CARIBE PARA COMPRAR LEITE PARA AS CRIANÇAS.

ERA BOM QUE OS COMUNISTAS DE CARTEIRINHA FOSSEM MORAR EM CUBA PARA VIVEREM A VIDA ESPARTANA QUE VIVEM OS CUBANOS, AO INVÉS DE IREM TOMAR CHAMPAGNE EM PARIS E FREQUENTAREM A BROADWAY EM NOVA YORK, E QUANDO EM CUBA, FOSSEM PARA A FILA RECEBEREM UM OVO, AO CONTRÁRIO DE SENTAREM-SE NA MESA DO DITADOR PARA MARAVILHOSOS BANQUETES.

E OS QUE GOSTAM TANTO DE CUBA E DO DITADOR NÃO FORAM MORAR LÁ POR QUÊ?

O QUE É ISSO? MANDAM NA MINHA LOCOMOÇÃO E NA MINHA VONTADE AINDA QUE TENHA NASCIDO LIVRE, EM ABSOLUTA LIBERDADE.

Melhor ser lembrado como Martin Luther King, Mandela, Gandhi, Churchil e outros verdadeiros gigantes que lutaram e morreram pela LIBERDADE.

FAÇO EM SEGUIMENTO, PARA QUEM INTERESSAR LER, UMA BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A DOUTRINA COMUNISTA, SEU SURGIMENTO E CONCEITOS.

=============================================

SOCIALISMO E COMUNISMO.

O comunismo se exauriu por si mesmo nas pegadas da supressão de direito maior e fundamental do ser humano.

Por que acabou ?

Pela simples razão de não poder entender que os homens não nascem e nunca serão iguais. Uma coisa é o Estado dar oportunidades iguais para todos, outra é a natureza humana ser igual. Já , como digo sempre, mostra a própria natureza a desigualdade, diante de não existirem iguais no planeta dois seres com o mesmo genoma, a mesma digital e o mesmo traço. A genonomia define essa absoluta diversidade.

O Cristo, Deus feito homem, pregou a igualdade pela caridade; Confúcio, padrinho espiritual de Cristo, mostrou o caminho do meio que levava ao entendimento e também ao bem da humanidade; Buda, o Sidarta Gautama, traçou sua descoberta do caminho da luz pela compaixão; o próprio Maomé, de certa forma, afastado seu caminho de dominação política em nome de um Deus único, rejeitado o fundamentalismo sectário, trouxe a 'CHARIA", conceito mais importante do islamismo que conduz a Deus, fonte onde o muçulmano encontrará os ensinamentos que regularão sua existência, verificada a semelhança do homem.

Todos vendo a igualdade pela irmandade nunca pela natureza.

A igualdade é, portanto, diante da natureza, impossível.

Prega-a a religião de um modo geral através da fraternidade pela caridade, embora os cientistas digam que Deus é uma criação humana e somos resultado do bing bang, somente amebas.

Quem não pode dissociar a fronteira em que reside a igualdade, nunca pela natureza ou pela partilha de patrimônio, mas pela caridade, não terá condições de pacificar o espírito.

O comunismo, como indica a palavra, é sistema ideológico que reorganiza a sociedade com a supressão da propriedade privada que passa a ser comum. Socializam-se os meios de produção e de troca. Como doutrina tem sua origem na antiguidade na "República" de Platão.

Nos "Atos dos Apóstolos", para os primeiros cristãos, ninguém olhava o que lhe pertencia como se seu fosse. Gozavam de tudo em comum. Não deixava de ser um princípio da própria natureza, onde já os selvagens tinham a propriedade em comum dos bens de consumo indispensáveis para sobrevivência. Usufruíam de tudo que a natureza lhes colocava disponível. Havia, todavia, a defesa territorial para a prevalência dos bens extraídos da natureza, porém, em comum o desfrute para o grupo.

O cristianismo primitivo definia-se como uma sociedade de necessitados, um esforço enorme e heróico contra o egoísmo, sustentada a tese que cada um só tem direito ao que lhe é necessário.

O comunismo teve seus rudimentos inspirados em alguns doutores da igreja primitiva, abandonada mais tarde a ideia da tradição evangélica de condenar a propriedade privada, não sem antes, com São Crisóstomo vociferarando : "o rico é um bandido"; e São Basílio " o rico é um ladrão". Santo Ambrósio esculpiu a trajetória doutrinária da época, pode-se dizer, raiz da recente teoria da libertação, nessa síntese : "A natureza estabeleceu a comunidade ; a usurpação a propriedade privada".

O comunismo das antigas comunidades cristãs (eccclesia) era comunismo de fundo religioso e místico entre os professos da nova crença com princípio na ajuda mútua.

Desde a antiguidade até a segunda metade do século XIX não era o comunismo um sistema sem divergências, teoricamente, uniforme e harmonioso. Uns queriam afastada qualquer propriedade, outros somente a propriedade agrária. Coube a Marx imprimir conceito doutrinário ao comunismo, avançando para abrigar muitas consciências, intelectualizadas ou não, pela extremada via da revolução pela força, com a supressão das liberdades individuais.

O nó que um dia desataria a escravidão da vontade pela supremacia do Estado diante do homem, está e estava justamente na retirada de seu maior bem, A LIBERDADE.

DE NADA SERVE A VIDA SEM LIBERDADE!

Esse período de metamorfose pelo qual passou a humanidade, teve ponto alto na vitória dos burgueses sobre os suzeranos na revolução francesa.

O Muro de Berlim ensinou a humanidade que o homem nasceu para ser livre.

No socialismo encontra-se o verdadeiro caminho, no ideal social-democrata apagam-se as agruras do desencontro entre a necessidade e o capital, entre o Estado e os serviços essenciais postos à disposição de todos que pagam impostos. Das diferenças econômicas existentes entre os homens, pois cada um tem capacitação diversa do outro, nascem as desigualdades com suas conseqüências nefastas; uns em extrema pobreza em confronto com excessiva riqueza de outros. Nas leis naturais encontram-se as verdadeiras causas da diferença, leis irrevogáveis.

O SOCIALISMO PRECONIZA E DEFENDE A ORGANIZAÇÃO SOCIAL POR REFORMA RADICAL DA SOCIEDADE VARIANDO SOMENTE DE CRITÉRIO.

Uns o querem por meios e modos pacíficos, legais, evolutivos, (A SOCIAL-DEMOCRACIA), outros pela força, pela violência, pela revolução. Estes ficaram no tempo pelo atraso de subjugar o homem e sua vontade.

Quando se adequar o princípio de GHANDI para o necessário e verdadeiro fiel da balança, poderemos ter paz e uma sociedade melhor, por um socialismo sadio exposto nessa clareza do grande pacifista:

"NÃO POSSO ANTEVER, O DIA EM QUE NENHUM HOMEM SERÁ MAIS RICO QUE O OUTRO. MAS POSSO IMAGINAR O DIA EM QUE OS RICOS REJEITARÃO ENRIQUECER À CUSTA DOS POBRES, E OS POBRES DEIXARÃO DE INVEJAR OS RICOS. MESMO NO MAIS PERFEITO MUNDO IMAGINÁVEL SERÁ DIFÍCIL EVITAR DESIGUALDADES, MAS PODEMOS E DEVEMOS EVITAR CONFLITOS E AMARGURAS." Celso Felício Panza.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 26/11/2016
Reeditado em 01/12/2016
Código do texto: T5835366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.