PROBABILIDADE

PROBABILIDADE

Aqui e agora não quero expressar nada matematicamente exato. Muito pelo contrário, meu intuito é polemizar a questão da probabilidade, ou seja, vou tentar dar números aos bois, nada do politicamente popular de nome aos bois.

Senão vejamos:

Na LOTECA (com os times de futebol, em número de 14 jogos) a probabilidade de acertar os 14 jogos é de 1 para 2.391.485; uma chance bem pequena.

Na LOTOFÁCIL (sorteio de 15 números num universo de 25) a probabilidade de acertar os 15 números é de 1 para 3.268.760; uma chance também pequena.

Na LOTOMANIA (com 100 números, onde se sorteia 20) a probabilidade de acertar os 20 números é de 1 para 11.372.635; uma chance ainda menor.

Na DUPLA SENA (onde se sorteia 6 num quadro de 50) a probabilidade de acertar estes 6 números é de 1 para 15.890.700; uma chance ainda menor.

Na TIMEMANIA (com 100 números, onde se sorteia 7) a probabilidade de acertar estes 7 é de 1 para 26.472.637, uma chance ainda mais reduzida.

Na MEGA SENA (num universo de 60 números, sorteia-se 6) a probabilidade de acertar estes 6 números é de 1 para 50.063.860; uma chance reduzidíssima.

É público e notório que a estatística dos números grandes faz evidência, pois a margem de acontecer um fato dentro de um universo bilionário é maior do que numa milhar, contradizendo as loterias. Onde ficamos com cara de taxo, pois numa população de dois bilhões de pessoas, não interessa se na China, se encontrar um indivíduo de duas cabeças a probabilidade é maior, lógico, do que num punhado de pessoas, tipo a cidade de Suazilândia e/ou todos do recanto das letras (se tem alguém com duas cabeças ainda não tomei ciência).

Tudo acima só reforça que a probabilidade é a coluna do meio entre sorte e azar.