O NATAL ATUALMENTE.

O NATAL ATUALMENTE.

Dezembro chegou e com ele as vistosas vitrines das lojas com seus enfeites, suas luzes multicores, seus produtos e suas ilusões. O comercio vibra, vibram os comerciantes e os negociadores de uma falsa alegria baseada no consumismo.

Os olhinhos das crianças brilham com intensidade ante todas as novidades de brinquedos de todas as espécies. Brilham os olhos dos adultos fazendo as contas mentalmente para adquirir este ou àquele produto dos quais não sabem se vão realmente precisar ou usar.

É o natal dos homens que se alegram com tão pouco, pois pensam nos bens materiais, bastando para tal única e tão somente comprar, enfeitar as casas com luzes coloridas, colocar uma guirlanda na porta, preparar uma ceia com comidas das quais não costumam saborear com frequência.

Gastam o quem tem e o que não possuem por uma alegria efêmera e depois acabam mergulhados numa depressão sem limites e arrependidos de seus impulsos perdulários e inconsequentes.

Há os que idolatram um papai-noel cansado e esquálido nas portas dos comércios, alimentando principalmente os sonhos pueris e inocentes. E para ser de fato realista existem até mesmo adultos ingênuos sonhando acordado e admirando a figura alvi-rubra que distribui sorrisos mercenários aos passantes.

Quanta ingenuidade abarcando míseras criaturas pobres de espírito, que só conseguem vislumbrar uma réstia de luz quando conseguem traduzir suas felicidades na aquisição de bens materiais.

Dezembro chegou e com ele o período de muitas festas, congratulações, almoço e jantares corporativos onde as pessoas se desmancham em salamaleques umas com as outras e nem parece que durante o ano todo, algumas trocavam farpas e procuravam se anularem para conquistarem meros cargos funcionais.

As pessoas trocam presentes, afagos e comemoram. Mas, conscientemente o que vamos mesmo comemorar?

Estamos vivendo uma das piores recessões da história do país, a economia está em frangalhos sem perspectivas de recuperação em médio prazo, os políticos e a política mergulhada e chafurdando na lama de corrupções, acordos conspurcados, tratativas infames nos bastidores do congresso e assembleia nacional.

A miséria, a insegurança, a misoginia e todas as formas de preconceito estão escancaradas por toda a nação e, os poderes legitimamente constituídos fazem vista grossa e não atentam para os rigores da lei, a menos que os indivíduos transgressores sejam pobres, incultos ou outros excluídos à força da sociedade.

Particularmente não vejo motivos para celebrar uma data voltada para o consumismo desenfreado e desnecessário. Qual o motivo afinal de tanta expectativa para chegar o natal? Ao que me consta natal é para comemorar o nascimento do Salvador Jesus, que ao contrário de toda pompa e luxo apregoado nos nossos dias, nasceu na simplicidade de um estábulo e muito provavelmente próximo de animais.

A verdadeira essência, a verdadeira razão pelos quais os homens deveriam comemorar o natal seria se a humanidade voltasse seus pensamentos e, seus atos e atitudes fossem para agradecer e bendizer a Deus por enviar seu unigênito filho como homem para a remissão de nossos pecados.

Lamentavelmente o que assistimos é uma louca corrida aos requintados shoppings e comercio em geral para exaurir a mirrada e inflacionada moeda e usufruir parcos momentos de euforia.

Quantos pais hoje em dia transmitem aos filhos o verdadeiro sentimento, a verdadeira história do nascimento de Jesus? Será que alguém é capaz de contar que uma mulher simples e seu marido (Maria e José) viajaram aproximadamente 140 quilômetros, estando a mulher grávida e montada em um burrico por estradas íngremes e de difícil cavalgada.

Que a mulher não tendo um local adequado deu à luz ao Salvador do mundo num estábulo porque não havia mais vagas em nenhuma hospedagem em Belém?

Há homens que estão preocupados somente com o que Ter e nem sequer se lembram de que o Rei dos Reis nasceu pobrezinho, foi envolto em panos e colocado numa manjedoura improvisada como berço.

Nasceu numa cidadezinha humilde mais parecida como uma aldeia, povoada principalmente por pastores, mas a sua luz era tão grande e envolvente que alguns dos primeiros a lhes prestar homenagens eram três distintos reis do oriente.

Infelizmente nesse nosso tempo é cultuada uma figura exótica, toda paramentada a quem chamamos de Papai Noel e, o verdadeiro sentido da vida e do natalício que é Jesus Cristo é admirado como um ícone de pedra ou sintético em algum presépio qualquer.

Desejo a todos um Feliz Natal, não esse natal de imperativo consumo desenfreado e ilógico, mas o Natal realmente verdadeiro em que o Senhor Jesus venha nascer no coração de cada um e fazer morada nele, para que todos os homens tenham paz e vivam em harmonia uns com os outros.

Desejo que todos possam enxergar e seguir a estrela guia e ter um encontro com Jesus e, com Ele permanecer por toda a vida.

“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.”

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:”

“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

(Lucas 2:9-11).

A graça e a paz sejam com todos. Amém.

Guilhermino, 30 de Novembro de 2016, com a graça do Senhor Jesus.

Guilhermino
Enviado por Guilhermino em 01/12/2016
Código do texto: T5839992
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.