Chapecoense: as muitas perdas

02-12-2016

Nesta semana, todo o mundo foi pego de surpresa por uma tragédia: um acidente de avião no qual morreram quase todos os integrantes da delegação Chapecoense. O que dizer deste incidente que nos pegou de surpresa, abalando o mundo do futebol, matando mais de setenta pessoas, quase todas jovens talentos que prometiam muito? Times do Brasil e do mundo manifestaram condolências, fizeram-se especulações acerca das causas do acidente e sabe-se que, entre os poucos sobreviventes, um teve a perna amputada.

O que falar sobre este triste episódio? Há palavras suficientes para expressar as dores das mães e pais que perderam filhos; dos amigos, namoradas, esposas, familiares, irmãos, torcedores e tantos outros que conheceram a vida e a luta desses que se foram tão de repente? Nós não sabemos a extensão nem a profundidade da dor causada por uma perda tão brutal e tão repentina. Podemos apenas senti-la e pranteá-la. Também podemos lamentar porque crianças muito pequenas ou ainda por nascer crescerão sem a presença dos pais, sabendo que eles morreram tragicamente.

Essas tragédias, além de nos lembrar que somos mortais e podemos ir a qualquer momento, fazem-nos perguntar o porquê de tudo. Estaria o acidente ocorrido em Medellín prescrito ou todos os acontecimentos foram fruto apenas de falha humana e outras infelizes coincidências? Há algo mais envolvido nos fatos? Algo de significado espiritual? Quando fazemos tantas perguntas, só conseguimos chegar a mais perguntas que nos levam àquela famosa citação de Shakespeare: "Há mais mistério entre o céu e a terra do que supõe a tua filosofia, Horácio"." E concluímos que nada nos resta senão nos solidarizarmos com os parentes das vítimas. Que a eles seja proporcionado todo o conforto nestas horas de tanta dor.