Os bons e velhos tempos dos muros

Aos poucos vou me acostumando a voltar a escrever minhas crônicas. Eu amo fazê-las, mas, nos últimos tempos, meu primeiro livro tem me tomado bastante tempo. A poesia tem sido minha vida nos últimos anos, e já fazia um tempo que eu só me dedico a ela. Mas, volto eu, para comentar alguns assuntos que andaram tomando conta do meu fim de ano, e, por sinal, o de muita gente. Por hoje, vou me ater apenas as eleições presidências dos Estados Unidos.

Uma surpresa para muitos, não para mim. Mesmo que eu ainda acreditasse (ou torcesse) para a candidata Hilary Clinton vencer, eu sabia que existia grande chance do Trump sair vencedor. E você deve me perguntar, afinal de contas, por que raios os Estados Unidos elegeu um presidente machista, homofóbico, racista, e xenofóbico, hein?

A minha resposta é óbvia: Eu não sei. Mas tenho algumas suspeitas. Então vamos a elas.

Primeiramente eu queria dizer que o eleitorado do Trump é tudo o que ele é, e mais um pouco. E se você acha que o mundo está progredindo mentalmente, amigo, você nunca esteve tão enganado. O mundo está vivendo um movimento saudosista, liderado por idealistas que acreditam em um “tempo bom”, onde tudo era bem melhor antigamente. E claro, antigamente, por motivos óbvios, era outra época, e essa época era menos receptiva quanto às ideias progressistas e os movimentos pelos direitos das minorias. Então, esses saudosistas estão transformando os países em verdadeiras obras-primas da hipocrisia. Tudo era melhor antigamente, mas antigamente não era melhor, era mais escondido, só isso. No Brasil é a mesma coisa. Quem nunca ouviu aquela senhora que tem 12 filhos dizer que na época dela não tinha sacanagem? Sempre teve, e sempre vai ter. O Trump vencer é previsível, porque está de acordo com o pensamento americano saudosista, o mesmo do American Way of life, o jeito americano de viver. Não sei se ele vai mesmo construir um muro, mas as pessoas pouco se importam, desde que tudo volte a ser como era. Não vai voltar. O tempo passou, o mundo girou, e as coisas evoluíram, nós evoluímos, é assim.

É uma realidade que os americanos vão ter que aceitar em algum momento, principalmente quando perceberem que os ideais saudosistas, vão começar a dar errado, e vai dar errado, não tenho dúvidas. Não estamos mais na década de 20. Nosso mundo é outro, nosso pensamento tem que ser, também, outro. Tal qual nossa época. Tal qual as pessoas que nós convivemos. Trump é manjado, e ele vai ter que mudar. Ele pode ser tudo, mas não é burro. Ele vai perceber quando as coisas começarem a desmoronar. Senão, pobre dos americanos, e de nós também. Vamos ter que ter muita corda ainda para conseguir pular esse muro.