SEARA, CEARÁ, TERRA NOSSA FALA

SEARA, CEARÁ, TERRA NOSSA FALA

Do meu Ceará quero ti falar, leia.

Nesse estado tem de tudo, da caatinga, serra e mar.

Minha terra é varonil, com mil e mais belezas a mostrar, a culinária é bem diversa, com povo hospitaleiro pra valer, você já conhece, vem saber.

Na mesa aqui tem de tudo, milho verde, canjica, muncuzar, canja.

Pamonha é bem na cozinha e tem também o vatapá, a merenda é pão de milho que qualquer pessoa quer provar.

Temos a peixada com baião recheado com queijo caolho, carne de sol e farofa fazer bem ao paladar.

Aqui tem belas tapiocas recheadas de montão, rapadura, doces e mel abrilhantam mais ao degustar.

Obrigado Deus do céu por tudo que aqui dá, eita culinária bacana.

Esta terra de vaqueiros sempre a cauvagar, andamos devagar, por que não temos pressa, pedimos uma pressa a Deus agradar, por tudo que temos por cá, venha aqui conferir.

Apesar das grandes secas, nada aqui nos falta, este solo é abençoado à Deus agradecemos por tudo que aqui ar, e sempre haverá de ter, a do quinze já passou, a Raquel nos falou.

Temos açudes bem históricos, apesar de que a seca aparece, e com estiagens longas, do serra do Salgueiro o Orós desce, a barragem de lá foi a maior, agora não é mais, surgiu a do Castanhão pra alimentar o Gavião até Fortaleza chegar.

O Pecém é bem ali, o Cedro em Quixadá, temos outros tantos a falar, digo de Forquilha, falo do Ararás de muitas águas que rolam por lá.

Correntes nos canais, o trato com o trabalhador de cá e de jaguar teve essa sorte, tem o Tabuleiro do vale jaguaribano, Limoeiro foi minha passagem, lá é reduto das frutas e outro legumes, de Russas a Morada Nova, e de lá ao Pacajus até a cidade maior, Fortaleza amada melhora, vamos embora, venha nos conhecer o que temos a mostrar e mensurar.

Raimundo Girão nos escreveu, Gilmar de Carvalho nos retrata com sua arte da escrita, Raimundo Fagner canta o nosso povo, nossa gente, Tiririca já fez muitas palhaçadas até chegar a Câmara Federal, os palhaços Patati e Patatá programa já fizeram, Patativa o pássaro cantante sempre nos mostrou, poesias, versos e livros revelou o povo sofredor Nordestino, José de Alencar descreveu os nossos indianos, as imagens da índia Iracema tem espalhadas na nossa cidade, vá conferir em Messeja a morena mulata, a casa que ele nasceu ainda está por lá.

Muitos outros poderemos falar da nossa cultura popular, da arte a literatura, da aviação a matemática foi o Oto de Alencar nos numerou por aqui, o Brasil e o mundo nos conhece, cearenses somos arretados, em todos os estados e grande parte desse globo estamos representados, nosso estado é maravilhoso como povo orgulhoso do que somos e fazemos a nação brasileira, os estrangeiros quando aqui chegam querem até ficar, ficam até encabulados por este povo grandioso, somos da teia desse estado, Ceará abençoado, esta terra e bacana, boa de montão, tudo que se planta dá, das raízes do Sertão ao Litoral Fortalezense, aqui é muito bom, belo e encantador. Correntes nos canais, o trato com o trabalhador de cá e de jaguar teve essa sorte, tem o Tabuleiro do vale jaguaribano, Limoeiro foi minha passagem, lá é reduto das frutas e outro legumes, de Russas a Morada Nova, e de lá ao Pacajus até a cidade maior, Fortaleza amada melhora, vamos embora, venha nos conhecer.

Da serra grande, Tianguá, Sobral já passou, por lá tem belas obras, ou cidade histórica, a princesinha do Norte, quase América essa cearense que contribuiu para o nossa gente, pro nosso desenvolvimento e assim são nesse tempo, sobralenses invocados.

No cariri tem um conjunto de cidades, cada qual com sua história, cultura, tem uma delas que pesquisa até os ancestrais, falo de São Benedito com suas riquezas naturais, os fósseis são encontrados, este estado é abençoado do Sul ao Norte, Leste ao Oeste, não tivemos o faroeste, mais os cangaceiros foram maiores, Lampião vez arrastão aqui e por onde passou.

Obrigado Deus por tudo que aqui dá, flores de primeira nas Serras e as cidades de lá são belezas por suas formosuras a mostrar, lembra a Viçosa do Ceará, Guaramiranga, Ubajara, Ocara, Redenção, Baturité, Pacoti, Ibiapaba, Ipú, Maranguape, Meruoca, Mulungu, são lugares conhecidos.

Das Serras ao Litoral, temos muito a mostrar, este bem extenso, aquelas bem serenas, com suas belezas naturais, muitos quilômetros a percorrer e serrotes a subir, a bica do Ipú é bem vista, a Serra da Meruoca fica por mais ali, de Fortim, Aracati, Fortaleza, Paracuru, Caucaia, Camocim, Chaval ao Delta do Parnaíba esta cidade já foi daqui, agora é do Piauí, temos estes lugares de praias lindas pra curtir.

Falo do Morro Branco, Canoa Quebrada, Praia das Fontes, Cumbuco, Icaraí, a do Futuro é por aqui, a Beira Mar também, a Barra do Ceará é bem ali, o meu, o nosso Ceará tem essa Seara do sertão ao litoral e tudo aqui é maravilhoso, terra amada, visitada, iluminada, obrigado Deus por nos ter aqui, gratos somos por tudo daqui.

Autor:Prof & Poeta Gev. M.C.

Professor Gevandir Cunha
Enviado por Professor Gevandir Cunha em 11/12/2016
Código do texto: T5850461
Classificação de conteúdo: seguro