A LEI DO MARIMBONDO

Pela manhã tinha um cachopa sendo construída com afinco. Eram poucos insetos, talvez jovens, que iam e viam sem parar. A vegetação na volta é abundante e eles nem precisariam ir longe. No outro dia olhei para cima, na hora de pitar um cigarro, cadê a cachopa? Já não estava mais no lugar. Lembrei que na noite anterior havia ventado muito. Decerto o vento a derrubou. Olhei para chão, não a encontrei, somente um marimbondo morto. Fiz uma análise superficial e conclui que o dito foi executado. Sim! O marimbondo foi executado por seus pares! E qual foi a razão de tal sentença? Simples: ele era o supervisor responsável pela obra. Sabe-se bem que a cola que sustenta a cachopa tem que ser poderosa, pois deve suportar as intempéries e, esta, apresentava falhas. Dá um trabalho danado construir todos aqueles sextavadinhos perfeitos para abrigar o maribondinho que chegará, vem uma brisa e destrói tudo. Não pode ser. O responsável tem que pagar pelo seu erro com a própria vida. É a lei. Por sua culpa, alguns companheiros seus ficaram sem trabalho e sem teto. O que será deles?

A propósito, insetos com ferrão adoram fazer sextavadinhos: as vespas, marimbondos e abelhas. São especialistas em geometria, e sabem disso muito antes de Pitágoras. Se bem que Pitágoras era o rei do triângulo...

Deixa pra lá.

Acho que os marimbondos são comunistas (Sem criar polêmicas, pelo amor de Deus!). Trabalham por uma causa e nunca sabemos quem é o verdadeiro chefe. Diferente das abelhas que são capitalistas. Veja a abelha-rainha, gorda, mandona e cruel. Coitadas das operárias que trabalham como escravas para mantê-la saudável. É uma exploradora das abelhas reprimidas.

Aonde a rainha vai, muitas abelhas devotas vão atrás, sabendo que serão exploradas até morrerem.

Já nem sabemos se nós somos marimbondos ou abelhas.

Uma coisa é certa: Do jeito que a coisa vai, trabalharemos até morrer. Continuaremos devotos, tanto ao marimbondo-mor, quanto à abelha-rainha.

TRABALHAREMOS PARA SUSTENTAR A GRANDE E INSACIÁVEL ABELHA-RAINHA QUE É A CORRUPÇÃO.

Morreremos fazendo isto.

É o nosso destino.

A não ser que usemos os nossos ferrões a nosso favor.