Era Só O Que Me Faltava
 
Uma loja no Shopping Mueller Joinville estava fechando suas portas  e resolveu fazer uma super liquidação.
Os preços estavam bem atraentes e acabei comprando muitas coisas, em especial, roupa de cama. Muitos dos artigos eram diferenciados, assim acabei comprando alumas fronhas com frases de Cora Coralina entre outros poetas. Algum tempo depois, percebi que exagerei na quantidade porque muitas dessas fronhas nem cheguei a usar. Resolvi então dar algumas para minha filha caçula, mas uma fronha em especial decidi deixar para Helô, minha neta.
Numa das noites que ela dormiu em casa, lhe dei a fronha e ela logo foi colocando no travesseiro dela.
Aos sete anos, a Helô está no Segundo Ano e já lê tudo. A fronha a deixou encantada. Naõ pensei que uma fronha a deixaria daquele jeito. Assim que a fronha foi colocada no seu travesseiro, ela começou a ler em voz alta:


        
 
"Todo mundo tem uma amiga ... vai-do-sa ... Vó? O que é vaidosa?"
"Vaidosa é um adjetivo, Helô. Aliás, maioria das palavras aí são adjetivos. Adjetivo expressa qualidade. É tipo ... como a pessoa é, sabe? A pessoa pode ser bonita, inteligente, educada ... e vaidosa quer dizer que a pessoa gosta de se arrumar, ficar muito bonita, está sempre com unhas feitas e por aí vai". Ela balança a cabeça e diz, "Entendi. A minha amiga vaidosa é a minha mãe". "Bom exemplo, Helô. Sua mãe é mesmo vaidosa, até demais". A Helô dá aquela risadinha e prossegue com a leitura dos adjetivos na fronha. "Fo-fa, ro-mân-ti-ca, fã-do-Cre-pús-cu-lo ... Adorooooo! É muito legal assistir Crepúsculo!" 
"Como assim, você adora assistir Crepúsculo?
"Adoro mesmo! Toda vez que passa no sábado à noite eu assisto. Você nunca assistiu, Vó?"
"Justamente por ter assistido é porque eu te perguntei. Não acha  'Crepúsculo' um pouco violento para crianças?"
"Imagine, Vó! É muito legal! Tem mais vampiro e lobishomem do bem do que do mal. Adoro muito assistir".
Fico calada e ela volta a ler as palavras na fronha. "Di-ver-ti-da ... Po-pu-lar ... En-gra-ça-da ... Do-ce ...Des-li-ga-da ... Ar-tis-ta .... ".
De repente a Helô pára. A menina está muito quieta. "Helô? O que houve? Porque parou?"
"Ai Vó! Que palavra é essa? Fá .... Sei lá!"
Dou uma olhada e vejo que ela se enroscou com a palavra 'FASHION'.

                              

"Pôxa Helô! É a palavra, 'FASHION'! Não vai me dizer que não conhece." 
"Como assim é 'FASHION'?" 
"Sim, Heloísa. É a palavra, 'FASHION'. Não tá vendo, 'F-A-S-H-I-O-N' .... FASHION!"
"Sei não, Vó. Acho que essa fronha tá com defeito, viu. Onde já se viu escrever 'Fashion' com 'SH'? É com 'X', oras!"
"Que 'X', Heloísa! É com 'SH' porque a palavra é inglesa, oras!"
"Como assim, inglesa?"
"É uma palavra em inglês que usamos na língua portuguesa. Entendeu?" Acho que não entendeu porque a sua carinha a entrega.
"Heloísa, você entendeu?"
"Vó, 'FASHION' não é inglês. É português! A gente fala quase toda hora, todo dia. Na escola, todo mundo fala quando alguém vem com alguma coisa 'FASHION' que nem um estojo ou tênis".
"Eu tô dizendo que é uma palavra inglesa. Não acredita?"
"Na verdade, acho que tá escrito errado aqui na fronha e você não prestou atenção na hora de comprar".
Não sabia se ria ou se ....
Francamente! Fashion com 'X'! Só me faltava essa! 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 16/12/2016
Reeditado em 30/03/2020
Código do texto: T5854879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.