O Brasil e a Segurança publica

O Brasil e a segurança publica

Todos os anos milhares e milhares de brasileiros morrem vitima de crimes violentos, o Brasil nos últimos anos esta se tornando um dos países mais violentos do mundo, dezenas de cidades brasileiras estão listadas entre as mais violentas do mundo, estamos vivendo um colapso institucional. O excesso de liberdade imposto pela constituição de 1988 forjada num pós-ditadura, leis frágeis e ultrapassadas, algumas reformuladas de forma corporativa não pensando no bem comum e sim em grupos minoritários, por parlamentares que parecem não se preocuparem nem com a geração atual e muito menos com as futuras a qual pertence seus filhos e netos.

Estamos chegando ao estado de barbárie e ninguém faz nada ou não consegue fazer nada para mudar esse quadro, a justiça não funciona, nos deixa uma impressão que querem mais arrecadar com as multas das fianças do que desenvolver o seu papel que seria tentar aplicar a lei mesmo com legislação obsoleta.

Estamos com uma legislação penal que parece uma colcha de retalho, que poderia até funcionar com nossos pais e avós, porque tiveram formações rígidas e conservadoras, para eles um dia na delegacia ou na prisão seria como uma marca de vergonha eterna diante das pessoas. Porem para muitos da geração atual um mês um ano ou uma década na prisão ou ser chamado de ladrão ou de desonesto pode até soar como algo glorioso e não seria suficiente para uma reflexão. Todavia a sua maioria foram doutrinados em um mundo onde pode tudo com raríssimas exceções de alguns que foram criados por pais tradicionalistas e conservadores que não cederam a nova forma de se comportar, ver a vida e o mundo da geração atual. Geração essa que tem tentado com muita avidez inverter a ordem natural das coisas, onde o errado se tornou o certo, o feio se tornou bonito e o certo se tornou o errado, com isso os delinquentes de hoje são bem diferente dos criminosos do passado, no passado parecia haver limites, mesmo para os que cometiam crimes, hoje eles extrapolaram todas as regras da sociedade, da ética e da moral, tornando nossas leis ineficazes para alcança-los.

O judiciário e o ministério publico não consegue alcança-los, a policia muito menos, pois faz um trabalho inútil de prender delinquentes e infratores da lei por dezenas de vezes em curto prazo e estes pagam fianças e voltam a cometer seus crimes novamente por repetidas vezes, até que acabam morrendo em acerto de contas ou em confronto com a própria policia. No entanto em seguida surge o tal direitos humanos para defender o pseudo direito daqueles que não agem como humanos, o policial então vira o vilão da história e o circulo vicioso continua e nada muda ano após ano e sempre a mesma coisa, bandido rouba, mata cidadão de bem, mata policial e nada, policial mata em confronto um bandido, vem à imprensa o ministério público os direitos humanos, comissão disso daquilo até a ONU da sua sugestão para ferrar. É bandidinho coitadinho dele parece até piada. A sociedade está sem esperança a policia não tem mais motivação para trabalhar. No entanto todos os dias as autoridades da área de segurança publica se reúnem, os políticos também incansavelmente e não acham ou não querem achar uma solução, enquanto isso os índices de criminalidade se agiganta ainda mais tornando o trabalho das PMS do Brasil um dos mais ineficazes, sem reconhecimento e injusto, por não terem uma legislação que os ampare, as policias militares do Brasil estão fazendo sim um excelente serviço a sociedade brasileira a própria sociedade se tornou testemunha disso, pois a culpa não é da policia.

Estão fazendo um trabalho em vão por falta de legislação, de um sistema prisional que funcione, pois esta mesma policia exibe todos os dias os mesmos figurões do crime a imprensa, sendo que muitos destes saem do distrito policial antes dos policiais que os prenderam.

Todavia os delinquentes sabedores das falhas da nossa legislação, continuam a cirandar com a policia, com a justiça e com a sociedade, sabendo que possivelmente ficarão impunes de suas ações.

Os jornais e telejornais estão sangrando com tanta noticia de violência e o pior que o congresso e o governo federal não priorizam as questões que envolvem a segurança publica, não fazem nada.

A educação que deveria ser o principal caminho para estancar essa sangria, é a pasta do governo que mais se trata com descaso a começar pelos salários dos professores, e falta de escolas, falta de estrutura, que estão levando pessoas da classe C a fazerem grandes sacrifícios financeiros e introduzirem seus filhos em escolas particulares por causa do mau ensino publico provocado pela falta de motivação dos professores e as mínimas condições de trabalho que é percebida em todo o território nacional, dai eu pergunto para onde estamos indo Brasil?

Sei que muitos legisladores e conhecedores do direito poderão criticar esse pequeno texto, entretanto vos digo uma coisa, não basta conhecer e dominar um assunto, isso os fariseus e as pessoas que crucificaram a Cristo tinha de sobra, sabiam que ele era inocente, conhecia o que ele pregava, mas discordaram dele por conveniência, porque faziam errado, porem mesmo assim o conduziram a cruz e o mataram, no entanto precisamos que as pessoas que estão no poder hajam o mais rápido possível, pois o assunto tratado aqui não é apenas uma discussão filosófica ou sociológica, é preciso que alguém faça alguma coisa, pois a sociedade não suporta mais.

Lindomar Borges Mendanha

Lindomar Borges Mendanha
Enviado por Lindomar Borges Mendanha em 01/01/2017
Código do texto: T5869156
Classificação de conteúdo: seguro