AMORES, HUMORES E RUMORES

Nesta primeira noite do ano de 2017 sonhei que eu era um drone. Do alto, e não tão alto assim, observei o mar de almirante e o céu de brigadeiro. Pela lógica gostaria de olhar também para a selva de general.

A selva está pequena, um pouco de verde aqui e acolá. Cadê os generais, os senhores da guerra? Naqueles em que muitos depositam a esperança de dar conta da bagunça em que se tornou a República? Eu sei que eles existem.

E, como diz Martha Medeiros, uma coisa puxa a outra.

Tenho amigos generais, almirantes e brigadeiros. E não é só isso, meus amigos são doutores, professores, porteiros, peões, jardineiros, jovens, velhos...

Peraí”! Tenho tantos amigos!

Roberto Carlos, desculpe-me, você há décadas vive cantando que quer ter um milhão de amigos, eu já tenho!

Tenho amigo carteiro que numa ocasião chamou-me de poeta. Olha só Pablo Neruda, você que ensinava o que era metáfora para o carteiro, nesta eu ganhei: o carteiro, meu amigo, me ensinou sobre a vida. Chupa essa Neruda!

O meu amigo jardineiro, numa maneira simples, diz coisas sobre a vivência humana, dignas de um livro de filosofia. Aguenta firme, Sócrates!

Ao Platão só tenho uma coisa a dizer: O porteiro do lugar onde moro tem as mesmas preocupações que você teve.

Neste planeta vamos colecionando amigos, aliás, é o que importa. A vida é célere. A gente é que pensa que somos eternos.

Acrescento:

Todo o conhecimento e progresso humano, desde que o homem iniciou a sua trajetória na Terra, reduzem-se ao nada, quando comparados a:

UMA GOTA DE BONDADE

UM GESTO DE GRATIDÃO

UMA MANIFESTAÇÃO DE AMOR

Na verdade, o Grande Segredo da Vida é AMAR E SER AMADO. O resto é acessório.