COMO EVITAR QUE SUAS FOTOS ÍNTIMAS VAZEM NA INTERNET ?

COMO EVITAR QUE SUAS FOTOS ÍNTIMAS VAZEM NA INTERNET ?

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Aprenda a se proteger dos famosos caiu na net. Veja algumas dicas para evitar que fotos e arquivos sejam expostos na internet. O pior é que grande parte desses ataques não são feitos de maneira direta pelos crackers...

A internet conecta milhões de pessoas, isso não é novidade. E desses milhões, há muitos que estão apenas procurando por computadores vulneráveis a ataques. O pior é que grande parte desses ataques não são feitos de maneira direta pelos crackers, mas são realizados porque usuários acessam links maliciosos e abrem as portas para invasões.

Não apenas isso, também há diversos outros hábitos, muito comuns, que fazem com que os computadores fiquem abertos a ataques. Confira alguns dos erros mais frequentes que a maioria dos usuários cometem e também saiba como evitar os riscos que atrapalhem a sua estadia na internet.

Apesar de casos como o da atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos íntimas expostas sem sua autorização na internet, serem os que ganham notoriedade na mídia, o problema tem sido cada vez mais comum com pessoas fora do mundo das celebridades.

Veja dicas para evitar que suas fotos caiam na net

Manter-me conectado - Desmarque esta opção para garantir sua segurança

Serviços de email e redes sociais possuem a opção Manter-me conectado para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande. Computadores de lan houses e universidades são utilizados por muitas pessoas em períodos curtos. A qualquer momento pode surgir um usuário que, ao perceber que algum serviço já está logado, altera dados e insere informações caluniosas sobre a vítima, que só vai perceber os danos muito mais tarde.

Não atualizar aplicativos: Não atualizar é perigoso!

Programas vitais para o funcionamento do computador não podem ser deixados de lado na hora de realizar as atualizações. Sistema operacional e aplicativos com comunicação a servidores online (Adobe Flash, Adobe Reader e Java, por exemplo) podem ser verdadeiras portas de entrada para pragas virtuais. Atualizações, por menores que sejam, são muito importantes para corrigir possíveis falhas estruturais que deixam os aplicativos vulneráveis e não efetuá-las, consequentemente, pode prejudicar os computadores.

Baixar filmes e softwares ilegais

Muitos veem na pirataria, uma saída para gastos com programas de computador, jogos e filmes. O problema é que (além de desrespeitar as leis de direitos autorais) muitas destas fontes oferecem os mesmos riscos que o caso anterior. Sites maliciosos são criados para atrair usuários em busca de licenças e softwares piratas e ?fazem a festa? com as portas que são abertas. Ao ?clicar para baixar?, os usuários também estão ?clicando para infectar?, ?clicando para permitir o acesso de crackers?, ou seja, deixando o computador vulnerável.

Tenha um técnico de sua confiança:

Digamos que você tenha fotos ou arquivos sigilosos... Se der alguma pane no seu computador, celular, notebook e etc, não entregue este equipamento à qualquer pessoa. Leve sempre à alguém de sua confiança. Várias pessoas já tiveram suas fotos publicadas na web após levarem seus equipamentos para a manutenção ou até mesmo perderem em via pública.

Use algum programa que apague definitavamente

Existem alguns aplicativos que prometem "apagar definitivamente" os arquivos deletados para evitarem que eles sejam recuperados. Um desses programas é o Eraser que é gratuito.

Use um programa de criptografia

Essa é uma das dicas mais importante e pouquíssimas pessoas utilizam. Se você precisa armazenar fotos ou dados sigilosos, use um aplicativo de criptografia. Ele protege seus arquivos com senha que não podem ser quebradas facilmente. O EncryptOnClick ou o SafeHouse Explorer USB Disk Encryption podem fazer isto pra você. E o melhor, ambos os programas são gratuitos. Este aplicativos são indispensáveis, pois caso você perca seu equipamento ou mesmo leve à manutenção será bem difícil que alguém consiga quebrar a senha. Só pra você ter uma ideia da dificuldade de quebrar uma senha que tenha sido protegida por um aplicativo de criptografia, vou relatar um fato: Quando o banqueiro Daniel Dantas foi preso no Rio de Janeiro, apreenderam alguns disco rígidos no apartamento dele, porém os mesmos estavam criptografados.

O ítem principal: Se não for necessário não armazene

É importante que você tome o cuidado de evitar armazenar qualquer arquivo íntimo ou sigiloso. Melhor mesmo é não ter esses arquivos. Pois, mesmo que seja no seu próprio computador, que fique no seu quarto ou no seu escritório, protegido por senha e que só você tenha acesso... Um seu computador pode dar problema, ser roubado e etc... e pode acabar caindo em mãos erradas. O mesmo pode acontecer com pen-drives, cartões de memória, celular, mp4 e etc.

MAIS DICAS PARA MANTER SUAS FOTOS ÍNTIMAS LONGE DO ALCANCE DOS TARADOS ONLINE

Todo mundo está sabendo das famosas que tiveram suas fotos íntimas vazadas na internet: Hayley Williams, Vanessa Hudgens, Scarlett Johansson e a brasileira lindíssima Carolina Dieckmann. Acontece que não são só as famosas que sofrem com isso. Basta dar uma fuçada no Google Groups por CAIU NA NET que você encontra grupos de e-mail especializados em postar fotos amadoras – muitas vezes até com sexo – de garotas desconhecidas mas que tiveram seu computador invadido, perderam o pen drive ou brigaram com ex-namorados idiotas donzelos.

Tirar fotos sensuais no espelho ou com o namorado tem gente que não tem o que fazer que acha super bacana executar essas ações porque não dizer pagar para vacilar voces entendem não é ?.

Acho que você não precisa parar de fazer isso, mas que tal seguir as dicas abaixo para evitar que suas fotos caiam na internet?

1 – Se você utilizou seu celular para tirar as fotos, baixe-as no computador o mais rápido possível e apague-as do smartphone.

2 – Se o seu namorado / amigo prometeu que ia apagar as fotos daquela sua aventura no motel, peça para ele apagar na sua frente.

3 – Mantenha o antivirus do seu PC sempre atualizado, com firewall. Ou faça como eu e mude para um Mac. Mac dificilmente é invadido.

4 – Não pense que porque você apagou as fotos no computador elas não estão mais lá: estão sim. Vou tentar explicar de modo simples como funciona o comando Deletar / Apagar: quando você deleta uma foto, basicamente, você avisa o seu computador que, quando ele precisar, pode utilizar o espaço onde ela estava. Quer dizer, ela continua lá, invisível para você, mas continua, até que você precise usar o espaço ocupado por ela. Quando você instalar novos arquivos ou for enchedo seu computador, aí sim ela será apagada, com outros dados sendo colocados no lugar. O problema é que técnicos de informática possuem programas que recuperam esses arquivos apagados, no caso deles não terem sido preenchidos por outros conteúdos. Aí que mora o problema… Para garantir que o arquivo seja mesmo apagado, no Mac, aperte control+clique sobre o ícone da lixeira no dock, depois aperte command e selecione esvaziamento seguro. Isso fará com que a foto seja imediatamente preenchida por dados irrelevantes e suma de verdade. No Windows não sei como faz, mas dê uma Googlada rápida por safe delete.

5 – Utilize programas como o PGP, da Symantec, para encriptar seus arquivos e pastas. Encriptar é fazer com que seus arquivos e fotos sejam vistos só por quem tem a chave. Se alguém tentar roubar suas fotos não conseguirá vizualizá-las, a menos que consiga decriptá-los. E juro, é praticamente impossível decriptar fotos encriptadas em 128 bits.

6 – Não fique pelada na webcam: além do famoso printscreen, teclinha que tira uma foto da tela, tem vários programas que capturam e gravam o vídeo, que depois poderá ser postado na internet para te sacanear.

7- Tome vergonha na cara e vá procurar o que fazer

JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@hotmail.com

jjsound51@r7.com

Comentem este texto

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 04/01/2017
Código do texto: T5872325
Classificação de conteúdo: seguro