FILHOS MAU EDUCADOS !

SEUS FILHOS MAU EDUCADOS !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Preocupe-se. Se você é fraco em educação e seu filho é mal educado.

Sabemos que pais são os primeiros grandes responsáveis pela educação dos filhos. Certas ou erradas, positivas ou negativas as suas atitudes refletem nas ações dos herdeiros: pais são modelos e o filho é o espelho.

Além da relação com os pais, outros fatores naturais interferem no comportamento infantil: problemas emocionais, fatores genéticos e disfunções do organismo. Nenhuma delas deve levá-lo ao desespero, pois há solução para tudo; basta encarar o problema e tentar atenua-los com ajuda de profissionais adequados.

Você que quando está dirigindo ou assistindo uma partida de futebol na Tv, às vezes, escapa um palavrão, não é? Então, sinta o puxão de orelha! Crianças aprendem imitando os adultos. Antes de repreender seu filho por falar palavras feias, corrija o seu próprio comportamento. Se coloque diante do espelho e tome vergonha na cara.

Se esse não é o caso, uma dica que funciona com os pequenos, é chamar sua atenção dizendo que vai lavar a boquinha suja deles. Também não permita que tios, primos e avós achem graça na situação: essa atitude irracional estimula a criança a continuar falando bobagens.

A hora de dormir ou quando a criança brinca tranqüilamente são ótimos momentos para reforçar que palavrões são feios e não devem ser repetidos. Na "calmaria" elas ficam atentas e absorvem facilmente aquilo que lhes for dito. Adequar a maneira de falar à idade de seu filho é importante: uma criança de 3 anos repete o palavrão e não sabe o que quer dizer, mas uma criança de 8 anos já sabe.

Nunca atenda a exigências de seu pequeno filho por vergonha da choradeira diante das outras pessoas de jeito nenhum. Se você assim fizer, estará passando que, gritando, chorando e se jogando ao chão, ele conseguirá o que quiser. Ele no futuro será um jovem ou adulto mimado.

Quando ele quiser alguma coisa e não conseguir, agride ou mata um.

Ajoelhe para ficar da altura da criança e chamar a sua atenção. Peça, com firmeza, que olhe para você, não sorria. Dê a ela a chançe de desabafar, perguntando o que quer e por quê e para quê.

Combine com ela comprar o objeto do desejo no aniversário ou no Natal. Ou fale que sente muito, mas não dispõe de dinheiro no momento. Faça uma descrição dos motivos com calma, paciência e gestos afetuosos. Se a criança continuar muito agitada, explique que espernear não resolverá o problema e a convide-a a ver outras vitrines.

Se a criança aceitar o acordo, beije-a ou faça um afago. Ensinar a passividade e a desistência dos desejos acarreta o risco de forjar um adulto sem expectativas nem forças para lutar por ideais, que abre mão dos desafios diante do primeiro obstáculo. E não é isso que queremos.

Os pais que têm o poder de impôr limites, e ensinar regras.

A educação começa em casa...Muitos pais, deixam seus filhos a vontade, fazem o que quer, e quando essas crianças são colocadas em locais onde devem seguir normas (como a escola - eu que já fui professor de escola particular e de classe média alta), essas crianças, "mal educadas" ficam desesperadas, qdo veêm que devem "obedecer", pois até então, acho que desconheciam o significado dessa palavra.

Os pais são, na maior parte das vezes, os culpados sim.

Os outros 10% é inato, faz parte da personalidade da criança.Personalidade esta, que não nasce formada, mas que já tem sua participação na vida da criança ou não?

Então meus amigos do paralerepensar, nem sempre, mas os pais devem saber que o filho deve ser obediente a eles, pois os pais são autoridade no lar. A educação deve ser feita de regras e tem de ser cumpridas pelo filho. Jamais façam chantagem com as crianças prometendo premios pelo bom comportamento senão a criança cresce viciada sempre querendo algo em troca.

As regras devem ter a participação direta da criança na hora da elaboração, faça isso e você vai se surpreender pois os pequenos já tem noção do que é certo ou errado e cobre dele se for quebrada algumas dessas regras. Os pais tem uma participação direta pois convivem dia a dia com a criança. Nunca faça tudo o que seu filho quer, e sim o que for necessário para ele.

Os filhos refletem o que acontece em casa, que uma criança é mal educada é porque os pais não sabem educar ou tem medo de seus filhinhos fugirem ou estão vivos mortos.

Se bem que tem muitos pais-vistas-grossas por aí não é?

E... Finalizando, vamos acabar com essa hipocrsía de que a escola particular brasileira é boa, legal, bacana, segura e protege seus filhos das deficiências da escola pública é tudo balela, mentira e preconceito. Nossas escolas particulares são apenas menos ruins do que as públicas mas, se comparadas às escolas de outros países ou a um nível ideal de qualidade, certamente ficam muito distantes.

Nas nossas escolas particulares também tem e muito; traficantes de drogas nas porta assediando e vendendo drogas para alunos, tem aluno fazendo vaquinha para comprar bebida alcoolica para ingerir nas cercanias ou interior da escola, tem aluno com arma do papai boca aberta dentro da mochila e também tem sequestrar de Van com 13 crianças de um a quatro anos durante fuga.

E aí? Como ficamos?.

JOSE JOAQUIM

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 06/01/2017
Código do texto: T5873473
Classificação de conteúdo: seguro