O CAOS JÁ SE INSTALOU EM NOSSO PAÍS, SIM !

35.062

Segunda-Feira, 16 de Janeiro de 2017

    

É sabido que a vida é uma repetição perene de atos e fatos. Desta forma, as coisas acontecem quase que repetitivamente em nosso cotidiano. Mas parece que o ser humano não tem ou não possui o devido discernimento para observar e constatar tais coisas. Dessa forma, é bom lembrar uma afirmação que diz que "não existe nada novo sob esse céu em que vivemos".

     Então, dito isso, vamos ao que interessa nessa assertiva. Falar sobre essa situação caótica a qual estamos vendo acontecer nas penitenciárias brasileiras, principalmente na do Amazonas e do Rio Grande do Norte, com muitas mortes de presos nesses últimos dias.

     De imediato, há duas vertentes que amparam tais acontecimentos: A corrupção e a impunidade. Mas que há uma outra composição também que se apresenta para justificar tais absurdos: a incompetência dos agentes públicos. Haja vista que não sabem lidar com a gestão desses serviços país afora.

     E mesmo que se repita matérias aqui neste espaço, não custa nada dizer de novo que essa gente não está se preocupando com o principal, que é a causa. Pois só se preocupam com os efeitos. Os acontecimentos finais, onde a morte já se apresentou, ceifando vidas humanas, mesmo que criminosas.

     Oras, andam se preocupando em criar mais e mais penitenciárias no país. Como se isso fosse resolver a questão da criminalidade. Puro e ledo engano dessa gente. O fator principal é atacar a causa de tal situação. Por que um ser humano envereda pelo crime? Essa seria a questão básica a ser analisada. Bem como quem é o criminoso?; de onde vem?;  como chegou até essa situação?; dentre outras indagações.

     Já na questão que envolve as rebeliões e os assassinatos, não é difícil inteirar-se das reais situações em que estão todos os presídios do país. Os agentes penitenciários, em grande parte, não cumprem rigorosamente com as suas funções. Porque é totalmente inadmissível que dentro de um presídio exista entorpecentes, celulares, armas das mais diversas, bem como outras coisas a mais, como se vê costumeiramente após revistas a qualquer desses órgãos.

     Poder-se-ia dizer que tudo isso não passa de pura desfaçatez. Porque pode até ser muito difícil tais gestões. Mas se cumpridas rigorosamente ao teor daquilo que deveria ser, a problemática se reduziria quase que ao todo. Mas não é isso o que se vê e nem o que se constata.

     Mas é bom lembrar a essa gente que, quanto mais permitirem tais absurdos, mais as situações se complicarão, com resultados mais trágicos e funestos. Daí que o preço a se pagar crescerá de uma forma inimaginável. E os reflexos disso alcançarão a tudo e a todos nesse país. É só esperar para ver acontecer!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 16/01/2017
Código do texto: T5883402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.