CAMINHONEIROS E SEUS ACIDENTES FATAIS !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Meus amigos e colegas, sempre quando passo ali pela região de Candeias, eu me lembro de um episódio triste mais uma vez envolvendo esses caras que se auto intitulam caminhoneiros.

Lembro-me que no início de tarde da segunda-feira (do dia 30 de maio de 2016), um grave acidente deixou ao menos cinco pessoas mortas e quatro feridas, na BR-324, uma estrada para mim, 100% segura, duplicada, um verdadeiro tapete, onde não deveriam acontecer acidentes. Cujo trecho conhecido de Candeias, na RMS (região metropolitana de Salvador).

As informações preliminares foram confirmadas pela Prf (Polícia Rodoviária Federal).

Tudo começou quando o condutor de um caminhão VolksWagem de carroceria longa de três eixos que vinha voando em alta velocidade como que estivesse fugindo da polícia.

Ao avistar um radar que flagra motoristas delituosos como ele em alta velocidade e passando por cima de todo mundo, o mesmo não garantiu as suas calças, e no ato de frouxidão e precipitação freiou bruscamente, e essa freiada irresponsável, o caminhão de carroceria

longa com fundo leve, óbviamente o levou a rodopiar na pista, passando para a outra pista contrária atravessando o canteiro que divide as duas, sem direção, matando uma criança que se preparava para atravessar a pista que nada tinha a ver com a barbeiragem e lambança dele e terminou também colidindo com uma van que supostamente clandestina que não vem ao caso, que trazia oito passageiros de Feira-Salvador.

Pelo menos, cinco delas morreram na hora no local. Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Graer (Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia) e da ViaBahia, estiveram no local realizando o resgate das vítimas. Sendo que as pessoas que sobreviveram foram levadas de helicóptero para uma unidade hospitalar.

Este acidente meus amigos, nos leva a mais uma realidade em relação a esses caminhoneiros que já são contumazes em barbarizar nas estradas e rodagens de todo país, e que segundo alguns defensores anônimos que dizem que eles transportam progresso por todo país, mas esquecem de acrescentar que eles também estão transportando a morte também para as pessoas inocentes por causa de suas pressas e o querer ganhar mais que os concorrentes.

Esses camioneiros estão cheios de moral para usarem substâncias tóxicas para manterem-se acordados por longas horas, voar pelas estradas passando por cima de tudo para cumprir horários pré-determinados, efetuar um maior número de viagens, transportar

cargas rapidamente e aumentar seus lucros, matar e pagarem fianças nanicas. Uma luta desenfreada para retardar o sono mas que tem produzido efeitos colaterais trágicos não importa a hora.

Sabemos que um dos maiores riscos nas estradas são os caminhoneiros submetidos ou não à privação do sono. Tomam medicamentos ou drogas para não dormirem e dirigem dias seguidos. Isso é um perigo porque ficam lentos e desatentos.

Mas, podemos atribuir em 90% dos acidentes causados por camioneiros a imprudência, a falta de amor ao próximo e principalmente o desrespeito aos veículos de pequeno porte.

Eles se acham os donos da estrada, e as vêzes é até motivo de ofensa quem tentar ultrapassa-los. Há risco de abalroamento e queda num despenhadeiro. Que prazer não é?

Ultrapassagens perigosas somadas a velocidade acima do permitido, falta de educação doméstica e maus hábitos fazem do trânsito brasileiro um dos que mais matam no mundo.

Imaginem os amigos uma carreta ou caminhão de carga a 80km/h vindo contra um carro ou contra uma moto. Normalmente é um acidente fatal na hora.

Outro hábito erradíssimo é o de olhar o celular conduzindo veículo pesado pode ser perigoso. Não pode falar no celular, não pode digitar mensagem de whatsapp, mesmo que o mesmo esteja parado no semáforo.

Agora, com esse acidente, na BR 324, cinco das oito pessoas morreram estupidamente na hora inclusive uma criança que nada tinha a ver com a situação. Ela só ia atravessar a pista como fazia todos os dias.

O mais revoltante, é que motorista infrator, ainda teve o privilégio de ser socorrido de helicóptero, certamente ele o causador dessa desgraça sobreviveu, provavelmente deve pagar uma fiançazinha "meia boca" e provavelmente estará de volta às estradas ceifando novas vidas, e essas leis "calça-frouxas" mais uma vez irão protege-los dos seus crimes dolosos transformando-os em culposos ou seja; Sem intençao de matar é claro.

E a vida continua. Famílias continuarão chorando suas perdas, imagens dos pertençes das vitimas mortas espalhados pela pista e a van que os conduzia despedaçada, desfigurada e amaldiçoada por ser considerada "clandestina".

E se fosse algum ônibus executivo da empresa Santana vindo também para Salvador?

Como seriam os comentários?

Olha, é melhor deixar para lá.

Mas uma coisa é certa, a imprudência dos caminhoneiros apressados é a principal causa de acidentes com mortes nas estradas da Bahia, principalmente nas épocas de São João, Natal, Fim de Ano, Carnaval e Semana Santa.

Observem e depois comentem aqui!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 16/01/2017
Reeditado em 16/01/2017
Código do texto: T5883980
Classificação de conteúdo: seguro