O amor romântico

A gente cresce acreditando em um monte de mitos, mas acho que o preferido da maior parte das pessoa é o do amor romântico como verdade incontestável e inevitável pra toda a humanidade: vai chegar o momento do príncipe no cavalo branco, o indivíduo que vai personificar todos as respostas para as nossas "lacunas".

Essa verdade absoluta nunca me incomodou e como muitas outras pessoas desejei durante muito tempo encontrar a "tal" pessoa que curaria todas as minhas feridas, seria a companhia ideal e estaria ao meu lado até que a morte nos separe e não, nunca achei isso piegas.

Me senti muitas vezes deslocadas em meio as pessoas por dificilmente conseguir me encaixar nesse grupo dos enamorados, comprometidos, apaixonados, etc. Eu ja namorei umas poucas vezes, mas são tantos rolos, contatos, histórias que eu sinto que passei a maior parte da minha vida adulta tentando procurar a tal alam gêmea que tanto me disseram que existia.

Com o tempo e a experiência de morar só fui aprendendo e concluindo algumas coisas que não são verdades universais, mas serviram muito ao meu amadurecimento:

1. Aprender a estar só não quer dizer que você não tem ninguém

Na verdade saber se divertir e aprender coisas sozinho te faz ter um bom tempo de reflexão e autoconhecimento, o que ajuda um bocado na hora de pesar situações. E além de si próprios é ótimo cultivar a companhia de outras pessoas pelo prazer de tê-las consigo e não por um "cálculo amoroso".

2. Não ter um namoro fixo não quer dizer que você não pode gostar de alguém

As vezes a gente gosta da pessoa mas não quer namorar, qual a necessidade disso? Pode ser também que você goste mas só tenha amizade com a tal pessoa, ou talvez sejam várias pessoas que você goste e prefira não namorar ninguém. Laços afetivos não significam compromisso em papel timbrado

3. Companhia não é sinônimo de namoro

Mas é de apreço. Ter companhia é ótimo, mas melhor ainda é não se sentir obrigado a corresponder as expectativa de um encontro perfeito e inesquecível e só curtir a companhia de amigos que você certamente vai amar ter por perto.

4. Futuro não é fluxograma

Não precisa planejar nada da sua vida a não ser que você sinceramente deseje algo. Terminar a faculdade ou ter um filho são coisas muito boas, mas não pra todos e não acontece igual pra ninguém, então se livre da culpa de "não seguir a ordem natural das coisas". Essa ordem não existe.

5. A sua hora vai chegar

Hora de quê? Pra quê? O que você quer?

Responda primeiro e com sinceridade essas perguntas pra si próprio e depois considere que a "tal hora" talvez não exista.

Se não tiver príncipe encantado ou princesa pra ser salva você vai viver pra sempre incompleto?

6. As lacunas

As pessoas são diferentes e os espaços que você pensa ter são preenchidos com coisas que ninguém mais tem igual. Sinta-se incompleto comparando-se com os demais ou se encha de si e saiba que não há ninguém tão singular como você.

O amor romântico existe porque nós o criamos, mas não quer dizer que temos que nos sujeitar sempre a ele. Eu não o quero mais.

Ruana Castro
Enviado por Ruana Castro em 28/01/2017
Código do texto: T5895293
Classificação de conteúdo: seguro