Nem todos os homens

Uma amiga foi abandonada pelo pai ainda bebê e criada apenas pela mãe. Ele era alcoólatra e foi encarcerado por anos pois se envolveu com crimes. Quando retornou construiu outra família, não deu a ela a mesma atenção e cuidado que os demais filhos. Hoje ele a agrediu e a ameaçou de morte. Ela tem 18 anos e suspeita de Câncer. Mas não, nem todo homem é assim.

Outra conhecida minha foi ameaçada pelo pai de ser expulsa de casa e não ver mais a família pois se assumiu homossexual. Mas nem todo os pais fazem isso com suas filhas.

Tem mais uma moça que foi negada pelo pai durante 18 anos pois era fruto de um relacionamento extraconjugal. O "pai" só apareceu depois de anos pois não queria mais pagar pensão, mas apesar disso reclama com ela pois ela não lhe dá a atenção, carinho e respeito à sua posição de patriarca. Mas nem todos os homens agem dessa forma.

Fiz amizade com uma mulher incrível que quando criança foi abandonada pelo pai e herdou junto com a mãe muitas dívidas por conta disso e ele nunca a ajudou em nada financeiramente. Anos depois ele a procura por conta de uma ocorrência médica e a ameaça de agressão física enquanto ela esta no leito de um hospital. Só que não são todos os pais que se comportam assim.

Um amigo incrível tem mais 3 irmãos, todos mal veem o pai (que são diferentes). Pouco ajudam financeiramente e só aparecem ocasionalmente pra "fazer o seu papel". Ele ajuda a mãe conjuntamente a avó e as tias a sustentar toda família, que é composta de várias matriarcas e nenhum pai. Mas não são todas as famílias que passam por isso.

Uma ex-aluna foi estuprada durante anos pelo pai, mas ela só me confessou isso aos prantos pois disse que "ele pediu perdão" e agora cuida bem dela. Ela já abandonou a escola duas vezes. Mas nem todos os pais estupram suas filhas.

O irmão de uma amiga lésbica a agrediu fisicamente algumas vezes alegando que "se ela quer ser homem vai ser tratada como um". Tem irmãos que não fazem isso.

Uma garota muito próxima a mim foi estuprada por um primo quando tinha apenas 6 anos e até hoje tem sequelas por conta disso. Toda vez que ela reclama de estar sendo assediada ela não é ouvida, porque nem todos os homens estupram mulheres.

Tenho uma amiga que teve uma infância próxima de um pai que consumia entorpecentes junto a ela e por conta de problemas com isso um belo dia desapareceu sem maiores explicações e só voltava de vez em quando pra ameaçar sua mãe por ciúmes de sua vida sem ele. Mas tem muitos pais que não fazem essas coisas.

Um colega da universidade foi estuprado por 3 vizinhos quando criança e nunca conseguiu contar pra ninguém. Mas não são todos os vizinhos que violentam pequenos.

Conheci uma vez uma moça que possuía muitos talentos para as artes e entre eles atuar continuamente que estava bem, mesmo tendo uma grave depressão decorrente de dois estupros que sofreu na adolescência por dois parentes próximos. Mas nem todos os familiares fazem essas coisas.

Há anos atrás fiz uma amizade com uma menina que quando tinha 4 anos quase foi estuprada pelo caseiro da sua irmã. Acontece que nem todos os homens que acompanham crianças são abusadores.

A amiga de um conhecido me contou que durante 10 anos ela foi abusada sexualmente por um tio e quando ela conseguiu contar pra família muitos ignoraram os traumas que ela carrega por conta dessa violência. E nem todos os tios violentam seus sobrinhos.

A minha percepção sobre o mundo deve estar completamente equivocada, porque não são todos os homens que tratam as mulheres como objetos a serem usados e descartados. Mas é incrível como a minha volta essa violência se propaga com facilidade. Mas não vamos generalizar, porque nem todos os homens são assim.

Ruana Castro
Enviado por Ruana Castro em 29/01/2017
Código do texto: T5896727
Classificação de conteúdo: seguro